Cursos / Informática para Internet / Programação Estruturada / Aula
Na seção anterior, foi discutido o processo Java necessário para sairmos do código fonte para sua execução. No decorrer dessa seção, será mostrada a estrutura básica de um programa em Java. A partir de agora, para que o assunto seja bem absorvido, assim como ocorreu nas aulas do módulo de Lógica de Programação, serão sugeridas atividades práticas durante o desenvolvimento da aula e ao final dela, tudo isso para que você possa absorver melhor o assunto.
Mas, vamos em frente! Para entender a estrutura de programas Java, precisamos ter em mente que um programa pode ser constituído por um ou mais arquivos com extensão ".java". O nome desse arquivo será referenciado dentro do código-fonte. Por exemplo, o arquivo "ExemploOlaMundo.java" requer que exista o seguinte código Java dentro dele:
As palavras public class são obrigatórias e serão explicadas na disciplina de POO. O que importa no momento é você saber que o programa começa com public class, depois vem o nome do programa (que é igual ao do arquivo), e em seguida tem a abertura e fechamento de chaves, as quais delimitam o local onde podemos escrever nosso código.
Apesar de compilar, esse programa não faz nada e não pode ser executado. Para poder ser executado, criamos o que chamamos de método main. O termo método é utilizado em linguagens orientadas a objetos. Como vamos estar trabalhando com Java, mas no paradigma imperativo, vamos chamar métodos de procedimentos ou de funções, ok? Na disciplina de Programação Orientada a Objetos, vocês serão introduzidos à terminologia da orientação a objetos e conhecerão termos como "classes", "métodos" e "atributos". Veja como fica agora o código com o procedimento main incluído nele:
No momento, considere que todo esse comando public static void main(String[] args) é utilizado para delimitar, junto com a abertura e fechamento de chaves, o início e fim da área que podemos usar para escrever o início do nosso programa. O programa ExemploOlaMundo agora pode ser compilado e executado, porém o procedimento main não faz nada, pois está vazio. A seguinte versão faz uso do comando System.out.println para imprimir a mensagem Olá Mundo!, delimitada entre aspas duplas:
Além disso, como no desenvolvimento de sistemas em Java é comum termos vários arquivos, podemos organizá-los em pacotes. Os pacotes reúnem arquivos com objetivos relacionados e refletem a estrutura de diretórios onde os arquivos se encontram. Por exemplo, o pacote "exemplo" requer a existência de uma pasta "exemplo" no computador. Podemos colocar o programa mostrado
A palavra chave package, quando utilizada, deve ser o primeiro comando do arquivo, indicando o nome do pacote, o qual está obrigatoriamente relacionado ao nome da pasta que contém o arquivo Java. Por fim, você pode colocar diversos comentários no código, tendo os mesmos que estarem entre /* e */, ou depois de //, sendo que nesta última opção, o comentário tem que estar em uma única linha. Veja agora como fica o código com comentários:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados