Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
Outro ponto importante na navegação entre Activities é explorar a utilização de Activities que não são parte de sua aplicação, mas são padrão no sistema Android. Um exemplo seria utilizar a Activity de e-mails para enviar um e-mail a partir de sua aplicação. Agora, veremos como isso pode ser feito.
Da mesma maneira que necessitamos criar um Intent para navegar entre Activities de nossa aplicação, precisamos criar um para inicializar Activities que sejam padrão do Android, mas que não fazem parte diretamente de sua aplicação. Vejamos na Listagem 5 como seria a implementação do exemplo de e-mail que citamos.
Intent intent = new Intent(Intent,ACTION_SEND);
startActivity(intent);
O exemplo da Listagem 5 mostra a criação de um Intent utilizando o Intent padrão do Android (lembre-se de utilizar o recurso autocompletar do Android Studio para conhecer mais sobre essas constantes) voltado ao envio de e-mails. Após definir a ação a ser executada, basta lançar o Intent através do startActivity(), como é feito com qualquer outra Activity, e o Android se encarregará de encontrar a aplicação de e-mail e iniciá-la para responder ao seu chamado. Agora que já sabemos como iniciar novas Activities dentro de nossa aplicação, o próximo passo é conseguir extrair dessas Activities alguma informação, quando necessário.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados