Cursos / Informática para Internet / Inglês Técnico II / Aula
Você sabe o que é referência pronominal? A referência pronominal é um dos recursos que dão coesão a um texto, pois faz com que as orações estejam interligadas. Assim, os elementos de referência (os pronomes) fazem o leitor voltar a algo que já foi mencionado previamente, tornando o texto menos repetitivo.
Os pronomes substituem outras palavras, chamadas de antecedentes. No exemplo Mary is a student. She studies math, o antecedente de she é Mary, portanto, o pronome refere-se ao substantivo.
Dentre as categorias de pronomes, temos: pronomes pessoais retos (subject pronouns) e oblíquos (object pronouns), adjetivos possessivos e pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos e interrogativos. Nada muito diferente da estrutura da nossa língua!
Para saber alguns exemplos das diferentes categorias de pronomes, veja a seguir. Preste atenção sobre cada particularidade e os exemplos em cada caso.
Pronomes pessoais retos
Os pronomes pessoais retos (I, you, he, she, it, we, you, they) se referem a algo ou alguém específico e têm a função de sujeito da oração, aparecendo antes do verbo.
Exemplos:
My sister and I watched some movies. We love watching.
Laptop computers are portable. They can be used in different locations.
Atenção: Em orações como It’s raining ou It’s two o’clock, o pronome it não possui significado, nem se refere a algo já dito previamente. Ele é usado porque, em inglês, toda oração deve ter um sujeito expresso.
Pronomes pessoais oblíquos
Os pronomes pessoais oblíquos (me, you, him, her, it, us, you, them) também se referem a algo ou alguém, porém têm a função de objeto direto ou indireto; por isso, aparecem logo após o verbo da oração.
Exemplos:
Pedro has a dog. It follows him everywhere.
Juliana is my best friend. She gave me a Christmas present.
Adjetivos possessivos e pronomes possessivos
Os adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, your, their) indicam posse e vêm antes do substantivo que modificam.
Os pronomes possessivos (mine, yours, his, hers, its, ours, yours, theirs) também indicam posse, porém substituem o substantivo a que se referem, evitando a repetição.
Exemplo:
This is my book. Yours is on the table.
No exemplo anterior, a palavra my é um adjetivo possessivo e yours é um pronome possessivo que substitui a palavra book.
Pronomes demonstrativos
Os pronomes demonstrativos (this, that, these, those) se referem a substantivos. This e that também podem se referir a ideias completas.
Exemplos:
These books are mine. Those are yours.
The mother decided to take the kids to the park.
This made them happy.
Pronomes relativos
Os pronomes relativos (who, that, which, where) ligam orações. Who faz referência a pessoas, that faz referência a pessoas, animais e coisas. Já which se refere a animais e coisas, e where se refere a lugares.
Exemplos:
Mr Johnson is the teacher who/that I was talking about.
The computer that/which I bought was really expensive.
That is the place where the car crashed.
Pronomes interrogativos
Os pronomes interrogativos (who, what, which) são usados em perguntas.
Exemplos:
Who is that girl?
What are they doing?
Which fruit do you prefer, orange or apple?
Agora, vamos fazer mais uma atividade!
Preste atenção ao fato de que os pronomes substituem palavras ou ideias previamente mencionadas no texto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados