Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 07 - jQuery (Parte 1)

Eventos

Nesta seção, veremos como utilizar o jQuery para registrar e tratar determinados tipos de eventos. Veremos como tratar os eventos mais relevantes, mas, para uma referência completa, leia a documentação relativa ao registro e tratamento de eventos do jQuery (http://api.jquery.com/category/events/).

A tabela a seguir apresenta os principais métodos utilizados para se associar uma função (passada como parâmetro) a um evento.

Método Descrição
$(document).ready(função) Define uma função a ser chamada quando a página estiver pronta, ou seja, depois de ter sido completamente carregada pelo navegador.
$(seletor).click(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) selecionado (s) receber (em) um clique.
$(seletor).dbclick(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) selecionado (s) receber (em) um clique duplo.
$(seletor).change(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) selecionado (s) for (em) modificado (s).
$(seletor).focus(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) informado (s) ganha (rem) foco.
$(seletor).focusin(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) informado (s) ou algum elemento dentro do elemento informado ganhar foco.
$(seletor).focusout(função) Define uma função a ser chamada quando o (s) elemento (s) informado (s) ou algum elemento dentro do elemento informado perder foco.
Tabela 1 - Principais métodos para associar funções a eventos.

Para exemplificar o uso dos métodos listados acima, vejamos os códigos abaixo que transmitem os dados de livros:

Para utilizar o jQuery, podemos criar um novo arquivo JSP tanto com código HTML com o Javascript. Repare que na linha que declara a variável url (var url = "/Aula07/livros.json";) você deve trocar a string Aula07 pela que representa o seu projeto. O arquivo se chamará json_jQuery.jsp e terá o seguinte conteúdo:

Os livros que serão carregados vem de um arquivo JSON que deve ser criado no seu projeto com o nome “livros.json” com o seguinte conteúdo:

 

Notas

  1. Observe que na linha 9 do código modificado, não utilizamos o atributo 'onload' da tag 'body': ao invés de definir o atributo 'onload',  na linha 14 do código modificado, utilizamos jQuery para definir uma função a ser chamada quando a pagina estiver completamente carregada.
  2. Na linha 21 do código modificado, utilizamos jQuery para registrar uma função a ser chamada, caso a lista de livros seja clicada.
  3. Na linha 21, experimente trocar o método 'click' por 'change' e observe a seguinte diferença: ao mudar o livro selecionado utilizando o teclado (apertando a tecla 'subir' ou 'descer') ao invés do mouse, utilizando o método 'click' nada ocorrerá. Já utilizando o método 'change', a tabela de detalhes do livro será atualizada.
  4. A partir da linha 54, podemos ver exemplos de seleção de elementos pelo id.
  5. Os métodos 'val' e 'html' (linhas 54 e 58, respectivamente) utilizados no exemplo modificado serão explicados em detalhe nas próximas seções desta aula.
  6. O arquivo modificado ainda não está utilizando jQuery em sua plenitude. À medida que formos aprendendo novos recursos, iremos atualizando o exemplo acima.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados