Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 05 - AJAX: Interagindo com o Servidor de Maneira Assícrona

Introdução

Em meados de 1990, o cientista da computação Sir Tim Berners-Lee, juntamente com outros cientistas do CERN (http://public.web.cern.ch/public/), criaram a proposta do que viria a se tornar a web. A proposta inicial era bem mais simples do que o encontrado hoje em dia. Basicamente, a ideia era disponibilizar informações estáticas através da internet, ou seja, basicamente textos, imagens e links sem qualquer interação entre o usuário e o servidor. Divergindo bastante do que foi originalmente pensado pelo grupo de cientistas, a web hoje hospeda muito mais que simples páginas, hospeda sistemas e aplicativos cada vez mais ricos e complexos.

 

Modelo típico

Devido a uma série de facilidades, como a inexistência de instalação/atualização nos computadores dos seus respectivos usuários, os sistemas web têm se tornando cada vez mais uma tendência. Por não ter sido pensada desde o início com tal finalidade, a web precisou passar por um grande processo evolutivo. Até poucos anos atrás, a cada requisição feita pelo navegador, a resposta era uma página HTML completa a ser carregada no lugar da página que até então estava sendo exibida. Esse modelo, apresentado na Figura 1, estava longe do ideal pois, sabe-se que na grande maioria das interações apenas uma pequena parte da página em exibição precisaria ser modificada.

Modelo tradicional

Por exemplo

No formulário cadastral da Figura 2, após o usuário selecionar o país, bastaria recuperar do servidor a lista de estados do país selecionado e em seguida popular o campo Estado em vez de carregar uma nova página inteira. O mesmo se repete para os campos Estado/Cidade.

 

Após selecionar o país, bastaria atualizar o campo Estado

Principais problemas do modelo tradicional

  1. Em grande parte das interações entre cliente e servidor, apenas uma pequena parte da interface precisa ser modificada (ao invés da página inteira).
  2. Pelo fato de sempre receber como resposta uma página inteira, é gerado um tráfego de dados maior que o necessário.
  3. Do momento que o navegador dispara uma requisição até o momento que ele recupere toda a resposta e carregue a nova página, o usuário fica impossibilitado de interagir com o navegador.
  4. Pelos pontos apresentados acima, o modelo típico termina também por demandar mais recursos do servidor.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados