Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula
Como citado anteriormente, nossa aplicação tem o objetivo de cadastrar empresas de transportes urbanos, suas linhas, horários e funcionários (motorista e cobrador). Então, nessa aplicação JSF existem os seguintes conceitos:
Vamos implementar essas classes? Primeiro, crie um projeto dinâmico web com o nome SITURB. Após a criação desse projeto, realize os passos para que possamos fazer com que esse projeto web seja JSF: adicione a biblioteca do JSF na pasta lib do projeto e defina a Servlet do Faces no web.xml. Lembre-se que esses são os mesmos descritos na primeira aula sobre JSF. A Listagem 1 apresenta a definição dessa servlet.
Listagem 1 - Definição da servlet do JSF no web.xml.Com esses passos, nosso projeto dinâmico web já é JSF. Agora vamos criar um pacote denominado br.ufrn.imd.model que conterá as classes de domínio da nossa aplicação. A começar pela classe Empresa, cujo código é apresentado na Listagem 2.
Listagem 2 - Código da classe Empresa.Sabemos que uma empresa de transportes urbanos possui vários ônibus, que são dirigidos por motoristas e têm suas passagens coletadas por cobradores. Com isso, vejamos as próximas entidades: Cobrador e Motorista. A classe Cobrador é apresentada na Listagem 3.
Listagem 3 - Código da classe Cobrador.Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados