Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 14 - Incorporando o Banco de Dados em Aplicações JSF - Parte 1

Configurando a Utilização de Bancos de Dados em Aplicações JSF

Primeiramente, vamos voltar ao nosso Sistema Integrado de Transportes Urbanos (SITURB) que tem o objetivo de cadastrar as empresas, linhas de ônibus, horários e funcionários (motorista e cobrador). Esse sistema tem sua estrutura apresentada na Figura 1 e é composto pelos seguintes pacotes:

  • br.ufrn.imd.model: composta pelas classes do modelo Cobrador, Empresa, Linha, Motorista e Onibus;
  • br.ufrn.imd.controllers: composto pelos managed beans CadastrarCobradorMBean, CadastrarEmpresaMBean, CadastrarLinhaMBean, CadastrarMotoristaMBean e CadastrarOnibusMBean.

Ainda nesse projeto, temos as views: form_cobrador.xhtml, form_empresa.xhtml, form_linha.xhtml, form_motorista.xhtml, form_onibus.xhtml, list_onibus.xhtml e index.html. Dessa forma, vamos iniciar incluindo o conector para o banco de dados MySQL, mysql-connector-java-8.0.11.jar clicando com o botão direto no projeto, escolhendo a opção “Properties, clicando a opção “Java Build Path” na esquerda, selecionando a aba Libraties, depois clique em Add External jar e escolha o arquivo mysql-connector-java-8.0.11.jar que você salvou no computador. Esse conector tem o objetivo de possibilitar a conexão da nossa aplicação com o banco de dados MySQL. Adicione também na pasta WEB-INF/lib o arquivo javax.faces-2.2.8.jar.

Estrutura do projeto SITURB.

Incluído o conector, vamos criar um pacote denominado br.ufrn.imd.dao e definir uma classe para realizar a conexão com nossa base de dados. Essa classe denominada GerenciadorConexao é apresentada na Listagem 1 e tem como objetivo fornecer uma conexão para que possamos realizar as alterações no banco de dados.

Listagem 1 - Classe para obtenção da conexão com o banco de dados.

Observe que estamos utilizando o Driver de conexão com o MySQL que está na nossa máquina (localhost) e o banco de dados com o nome “siturb”, especificados na variável URL presente na Listagem 1. Além disso, atente-se que só teremos uma conexão com o banco de dados, que será inicializada uma única vez quando a mesma for nula. Isso é importante, pois otimizamos a quantidade de conexões da nossa aplicação com o banco de dados.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados