Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 13 - Introdução ao Primefaces

Configurando o Primefaces em uma Aplicação JSF

Para configurar o Primefaces nas suas aplicações JSF é necessário realizar o download da biblioteca primefaces-6.2.jar, no link http://www.primefaces.org/downloads na seção “Community Downloads”, e incluí-lo junto às demais bibliotecas existentes em seu projeto. Além disso, o Primefaces possui um conjunto de temas que modificam as cores e formas dos seus campos. A Figura 2 apresenta alguns desses temas que podem ser encontrados no link http://primefaces.org/themes. Dessa forma, vamos realizar também o download dos temas, all-themes-1.0.10.jar, no link http://repository.primefaces.org/org/primefaces/themes/all-themes/1.0.10/. Esse arquivo contém todos os temas de código abertos disponibilizados para serem utilizados com essa suíte de componentes, como pode ser observado na Figura 2.

Exemplos de temas que podem ser utilizados no Primefaces.

Já estamos com os arquivos jar do Primefaces: primefaces-5.1.jar, e dos temas: all-themes-1.0.10.jar. Como o Primefaces é uma suíte de componentes para serem utilizados com o JSF, precisaremos também da biblioteca do framework JSF. Você deve realizar o download do arquivo javax.faces-2.2.8.jar no link https://maven.java.net/content/repositories/releases/org/glassfish/javax.faces/2.2.8/.

Pronto! Agora já estamos com os três arquivos jar necessários para criar nossa primeira aplicação web com JSF e Primefaces. Vamos iniciar criando um projeto dinâmico web chamado HelloPrime. Ao criar o projeto, ficaremos com a estrutura definida na Figura 3.

Estrutura do projeto HelloPrime.

Agora, vamos colocar nossos três arquivos jar: primefaces-5.1.jar, all-themes-1.0.10.jar e javax.faces-2.2.8.jar dentro da pasta lib, cujo caminho é WebContent\WEB-INF\lib\. Dessa forma, já incluímos as bibliotecas necessárias para utilização do JSF e Primefaces nas nossas aplicações web. E o que precisamos fazer em seguida? Precisamos definir nosso web.xml, apresentado na Listagem 1, incluindo a Servlet do JSF e qual tema queremos utilizar no Primefaces.

Listagem 1 - Código do web.xml da aplicação HelloPrime

Observe, na Listagem 1, que a escolha do tema se dá através da configuração do parâmetro “primefaces.THEME”, cujo valor é o escolhido. Podemos escolher dentre os vários temas apresentados anteriormente na Figura 2. Para a nossa aplicação, utilizaremos o “start”. Que tal você testar outros na sua implementação?

Continuando, já temos as libs e o web.xml definidos. Vamos então criar a página index.xhtml, apresentada na Listagem 2, para exibir nosso primeiro componente na aplicação HelloPrime.

Listagem 2 - Página index.xhtml da aplicação HelloPrime

Observe na Listagem 2 que estamos definindo na Tag HTML o namespace “p” com a URL http://primefaces.org/ui. Isso é necessário para que possamos utilizar os componentes do Primefaces nas nossas páginas. Ainda na Listagem 2, observe que estamos utilizando o componente editor de textos do Primefaces (p:editor). Entenderam? Bem nosso projeto deve estar com a estrutura definida na Figura 4.

Estrutura completa do projeto HelloPrime.

Pronto! Agora é só adicionar o projeto HelloPrime aos projetos configurados para o Tomcat, iniciar o mesmo e acessar o endereço <http://localhost:8080/HelloPrime/>. Fazendo isso, você verá a tela apresentada na Figura 5.

Projeto HelloPrime com JSF e Primefaces em execução.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados