Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 11 - Projeto (Parte 2): Incorporando o Banco de Dados

Substituir o Uso de Armazenamento em Memória

Como você deve se lembrar, a implementação que usamos como exemplo ao longo das aulas da disicplina de Web I utilizava uma estrutura de lista (em memória) para armazenar os livros e assim permitir operações como busca de um livro, listagem de livros, compra etc.

Como pode ser observado, isso era feito na classe Livraria onde o método popularLivros() era responsável por criar livros fictícios e armazená-los na lista, durante a inicialização do sistema (criação através do construtor).

Essa abordagem só é útil como exemplo de implementação de sistemas, pois não trata de maneira correta algumas situações bem comuns do dia a dia de um sistema, como as descritas a seguir.

  1. Necessidade de reiniciar o sistema, por problemas na máquina ou manutenções no software. Nesse caso, todos os dados de quantidade em estoque seriam perdidos e o sistema seria reinicializado com as quantidade originais.
  2. Aquisição de novos produtos não é possível. Como a criação dos livros e o armazenamento são feitos na inicialização do sistema e estão fixos no código, novos produtos não podem ser incluídos no sistema sem que o código seja modificado e, consequentemente, reiniciado.

Como pode ser notado, a utilização somente de memória para armazenamento de informações de uma loja virtual não é nem um pouco adequada. Em sistemas reais, esses dados são armazenados em um meio de armazenamento não volátil.

Os bancos de dados servem como solução ideal para boa parte dos sistemas desse tipo, pois, além de evitar que os dados se percam, possuem diversas outras facilidades de acesso a dados, como segurança e integridade de dados.

O primeiro passo que você deve fazer para usar um banco de dados é, ao invés de armazenamento em memória, modificar a sua classe que representa a Livraria, para que ela use a classe RepositorioLivrosJDBC que desenvolvemos na aula passada.

O exemplo a seguir mostra parcialmente como seria a mudança no caso do nosso exemplo de Livraria.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados