Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula
O JavaServer Faces (JSF) é um framework MVC para desenvolvimento de aplicações web utilizando Java no lado servidor. Ele é composto por:
Todos esses itens que compõem o JSF são importantes para a criação de aplicações web. Com isso, utilizando esses itens poderemos criar páginas web colocando componentes nas mesmas para que possamos manipulá-los, ligá-los a métodos de classes Java que realizarão determinados processamentos no lado servidor.
Uma aplicação web desenvolvida com JSF é similar a qualquer outra aplicação web desenvolvida com outro framework para Java. Dessa forma, ao analisarmos uma aplicação JSF típica encontraremos as seguintes partes:
Poderemos, também, encontrar um ou mais arquivos de configuração da aplicação JSF denominados faces-config.xml. Esses arquivos, que a partir da versão do JSF 2.0 se tornaram opcionais, definem principalmente as regras de navegação da aplicação. A Figura 1 apresenta como ocorre a resposta a uma requisição vinda de um navegador em uma aplicação JSF.
A principal característica do JSF é que o mesmo possibilita a separação clara entre o comportamento e a apresentação nas aplicações web. Essa separação permite que o desenvolvimento e a manutenção da aplicação web sejam realizados de maneira mais fácil, o que corresponde a menos retrabalho.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados