Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Como já foi comentado anteriormente, a sintaxe de JavaScript é bem familiar para quem já conhece Java. Nesta seção, iremos descrevê-la em detalhes. Em particular, os seguintes elementos serão abordados:
Em JavaScript, uma variável é declarada usando-se a palavra var, seguida do nome da variável. O nome de uma variável deve começar por uma letra ou o símbolo “_”, seguido por qualquer quantidade de letras, números e de caracteres “_” e $. Além disso, os nomes de variáveis são case sensitive, ou seja, o JavaScript diferencia letras maiúsculas e minúsculas, assim como acontece na linguagem Java. O trecho que segue apresenta algumas declarações válidas de variáveis.
<script language="javascript">
var mensagem = "Alô Mundo!!!";
var idade = 23;
var _altura = 2.32;
var esta_contido = true;
</script>
Diferentemente da linguagem Java, em JavaScript não é necessário haver a especificação do tipo da variável. Nessa linguagem a declaração de variáveis é feita apenas como indicado anteriormente, com o nome e a palavra-chave var. Isso cria a possibilidade de uma variável assumir valores de tipos diferentes ao longo da execução de um script! É isso mesmo! Em alguns momentos do programa uma variável pode estar armazenando um número, depois pode estar armazenando uma string e assim por diante.
No exemplo anterior, a variável mensagem é do tipo string, enquanto as variáveis idade e altura são do tipo inteiro e decimal, respectivamente. Veja a seguir um exemplo de código JavaScript que muda o tipo do dado armazenado em uma variável:
var num = 1;
num = “agora armazeno uma string”;
A tabela a seguir faz um resumo dos tipos de dados primitivos que as variáveis JavaScript podem assumir.
Tipo | Descrição |
Números | Podem ser números inteiros ou números decimais (valores com ponto). |
Cadeias de caracteres | Qualquer cadeia de caractere entre ' (aspas simples) ou “ (aspas duplas). |
Booleanos | As palavras true para verdadeiro e false para falso. |
Nulo | Valor null que representa a ausência de um valor. |
As constantes possuem a mesma função das variáveis, mas seu valor não pode ser alterado. Para se declarar constantes, usa-se a palavra const antes do nome da constante.
<script language="javascript">
const maximo = 100;
</script>
Assim como outras linguagens de programação, as variáveis podem ser locais ou globais. Variáveis globais podem ser usadas por qualquer trecho de código JavaScript presente na página Web (desde que o código venha depois da declaração da variável). Elas são declaradas fora e antes de todas as funções que a usam, mas podem estar contidas em qualquer local da página.
Já as variáveis locais são declaradas e invocadas somente dentro da função. Apesar de vermos o assunto de funções em detalhes mais adiante, a seguir temos um trecho de código JavaScript que exemplifica o uso de variáveis locais e globais. Como pode ser visto, a variável mensagem é declarada na linha 2 e usada nas linhas 6 e 11, enquanto a variável numero1 e numero2 são locais, sendo definidas dentro das duas funções nas linhas 5 e 10, respectivamente.
<script language="javascript">
var mensagem = "O número é: ";
function imprime1(){
var numero1 = 1;
alert(mensagem);
alert(numero1);
}
function imprime2(){
var numero2 = 2;
alert(mensagem);
alert(numero2);
}
</script>
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados