Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 07 - Introdução ao JSTL

Gerenciamento de URLs e controle de fluxo II

Continuando com as tags de gerenciamento de URLs, temos a tag c:import. Essa tag permite que você inclua dentro da sua páginas JSP outras páginas, que podem estar no mesmo servidor ou em outros. Além disso, essas páginas devem conter trechos de código e não páginas inteiras com marcações <html><body>...</body></html>.

Uma vez que explicamos a funcionalidade dessa tag, vamos, agora, mostrar e explicar cada um dos seus atributos.

Atributo Descrição Obrigatório scope
url URL do recurso (HTML, JSP, REST etc.) a ser importado. Sim
var Nome da variável que guardará o conteúdo importado. Não
scope Escopo onde a variável definida no atributo var será armazenada. Não Página
Quadro 8 - Atributos da tag c:import

O recurso a ser importado é definido pelo atributo url. Esse recurso pode ser um arquivo HTML, um JSP, um serviço etc. Assim como a tag c:url, também podemos passar parâmetros para a URL, utilizando a tag c:param. Além disso, os demais atributos têm o mesmo comportamento visto com a tag c:url. Veja a seguir um exemplo da importação do código HTML de uma página e em seguida a sua impressão:

A última tag de gerenciamento de URLs é a tag c:redirect. Essa tag permite que o fluxo da requisição seja desviado para outra URL. Dessa forma, ao processar uma página JSP que usa a tag c:redirect, ao encontrá-la, o fluxo é desviado para outra página dentro do servidor. O exemplo abaixo mostra a páginas index.jsp que redireciona o fluxo para o servlet de exemplo.

Exemplo de código utilizando c:redirect

Explicada a tag, vejamos o seu atributo.

Atributo Descrição Obrigatório Valor default
url URL do recurso para o qual o fluxo será redirecionado. Sim
Quadro 9 - Atributos da tag c:redirect

Além de possuir este atributo único, responsável por indicar a URL para a qual ocorrerá o redirecionamento, a tag c:redirect também pode passar parâmetros utilizando a tag c:param, como visto nas tags anteriores.

Concluímos aqui as tags de gerenciamento de URLs da taglib core. Continuaremos depois das atividades com as tags de controle de fluxo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados