Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Assim como os Servlets não devem ter código HTML embutido, os arquivos JSP não devem ter código Java - pelo menos não em excesso. Então, como fazer com que estruturemos nosso código de forma a não sobrecarregar nem os Servlets com código HTML, nem os arquivos JSP com código Java? Existem várias formas de se fazer isso e você irá estudar aqui uma das mais simples, porém eficiente e bastante utilizada na prática, chamada de arquitetura MVC.
A arquitetura de um sistema de software indica, entre outras coisas, a forma em que o software é dividido em termos de componentes, suas funções, relacionamentos, etc. No caso, a arquitetura MVC (Model – View – Controller) é uma arquitetura que estrutura a separação do código de um software nos seguintes componentes/camadas:
Vejamos como isso funciona na prática. Um usuário, ao acessar uma URL, aciona um controlador (Servlet) executando no servidor Web, o qual é responsável por realizar a mudança no modelo de negócio (classes Java de negócio) e redirecionar a montagem da resposta para um componente de apresentação apropriado (arquivo JSP). Vamos entender isso através de um exemplo simples. Considere que você é uma pessoa interessada em ter um sistema para registrar todos os encontros que você tem com seus colegas. Vamos então desenvolver um sistema para registrar esses encontros.
Esse sistema é bem simples e será construído ao longo das seções seguintes, de acordo com o padrão arquitetural MVC e utilizando as tecnologias Servlet e JSP. No entanto, lembre-se: as ideias trazidas pelo MVC são independentes de tecnologia. Essa arquitetura pode ser utilizado em qualquer linguagem de programação (Java, C, Delphi, etc.) e com qualquer tipo de sistema (Web, desktop, mobile, etc.).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados