Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Na aula anterior, você estudou a modelagem de diversas classes, como a classe Livraria, responsável por implementar as funcionalidades da livraria: manutenção do estoque e venda dos livros. Para que essa classe e suas operações fiquem disponíveis para a camada de apresentação Web (Servlets e arquivos JSP), é necessário disponibilizar o sistema de alguma forma. Como já vimos antes, vamos disponibilizar o sistema por meio do contexto dos Servlets. Isso é feito pela classe LivrariaContextListener, mostrada na Listagem 1. Um ContextListener pode ser adicionado através do menu New... -> Listener ou diretamente através do menu New... -> Class adicionando a referência à interface ServletContextListener após a criação da classe.
Listagem 1 - Classe que publica o sistema da livraria online através do contexto dos ServletsComo você pode notar, temos o método contextInitialized() (linha 13), que será executado no evento de inicialização do contexto dos Servlets. Esse método é executado apenas uma vez no servidor e ele instancia a classe Livraria, criando, por meio da linha 17, o núcleo da nossa Livraria virtual, o qual é publicado através de um atributo de contexto de nome “sistemaLivraria”, conforme instruções mostradas pelas linhas 11 e 18. O uso da constante SISTEMA_LIVRARIA evita que o texto “sistemaLivraria” seja escrito em vários lugares (sujeito a erros).
Utilize a opção New / Listener do Eclipse ao invés de New / Class para criar novos Listeners. Assim, a configuração deles no arquivo web.xml (ou, se for o caso, a anotação de @WebListener na classe criada) será feita automaticamente.
Observação: na versão 3.0 do Servlet, é adicionada a anotação @WebListener que remove a necessidade de criação do mapeamento do listener no web.xml. A anotação já define o weblistener e o mapeamento de acordo com o nome do arquivo java criado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados