Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 09 - Linguagem SQL – criação, inserção e modificação de tabelas

Inserir dados nas tabelas

Inserir dados em uma tabela significa preencher as linhas de uma tabela com dados correspondentes aos tipos determinados durante a criação da tabela. A sintaxe para incluir dados em uma tabela é descrita no quadro a seguir.

Os dados do tipo CHAR, VARCHAR, DATE, TIME (texto em geral, ainda que seja apenas um caractere como A ou B) devem ser representados entre aspas simples (‘ ’). Os dados do tipo INT ou NUMERIC não são representados por aspas simples. Observe ainda que as casas decimais dos números devem ser separadas por pontos ao invés de vírgulas, e os valores do tipo VARCHAR podem conter acentos e espaços em branco.

É importante ressaltar que os valores valor1, valor2, ..., seguem a mesma ordem dos atributos listados na primeira linha do comando INSERT. Essa lista de atributos é usada para indicar os atributos da tabela que devem ser preenchidos e com que valores. Essa lista é obrigatória quando alguns campos não forem preenchidos, ou quando a ordem dos valores informados for diferente da ordem definida na criação da tabela.

Vamos praticar o comando INSERT adicionando dados na tabela clientes criada anteriormente?

Observe com cuidado as duas primeiras inserções de dados na tabela. Percebeu a ordem dos atributos? Agora olhe para os valores, eles estão na mesma ordem dos atributos listados. Desde que os valores informados sejam referentes aos respectivos atributos listados, a ordem utilizada no INSERT não importa. Agora, analise a terceira inserção de dados na tabela clientes. A lista de atributos foi omitida no comando INSERT. Nesse caso, os valores devem estar todos ali, e na mesma ordem que os atributos foram definidos durante a criação da tabela. No último exemplo de inserção, alguns valores não foram inseridos. Como o seu sistema SQL não sabe a que atributos esses valores pertencem, você deve especificá-los na lista de atributos (nesse exemplo são as colunas cli_codigo, cli_nome, cli_sexo e cli_email indicadas dentro dos parentes logo após o nome da tabela clientes).

Você pode estar se perguntando o que acontece com os atributos que não tiveram seus campos preenchidos com o comando INSERT. Nesse caso, os campos não informados serão preenchidos com NULL. Um valor NULL é um valor indefinido.

A mensagem “QUERY OK, 1 ROW AFFECTED” fornecida pelo sistema ao comando INSERT INTO clientes nos informa que uma linha de dados foi corretamente inserida na tabela clientes, conforme é ilustrado na Figura 4.

Tela do MySQL após os comandos INSERT INTO <span class='strong'>clientes</span>.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados