Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 03 - Modelo Relacional

Utilizando a Ferramenta Mysql Workbench para definir o Modelo Relacional

Antes de tudo, vamos abrir a ferramenta Mysql Workbench que encontra-se no menu iniciar do Windows, conforme a Figura 3. Caso você use Linux, a ferramenta provavelmente será instalada no menu de aplicações.

Menu Iniciar <span class='italico'>MySQL Workbench</span> no Windows.

Na Figura 4, temos a tela inicial do MySQL Workbench. Para começar, vamos escolher a opção (indicada pela seta) Create New Err Model. Escolhendo essa opção, avançamos para uma próxima tela, na qual temos a opção Add Diagram. Essa tela pode ser visualizada pela Figura 5. Clicando duas vezes em Add Diagram, abrimos nossa área para criarmos o Modelo Relacional.

Tela de abertura do <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

 

Ambiente para criação dos diagramas no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

Pronto, agora você já pode definir os elementos do Modelo Relacional utilizando o MySQL Workbench. Para exemplificar, vamos mostrar como criar uma tabela e definir seus atributos. Para começar, vamos definir a tabela “Empregado” usando a ferramenta MySQL Workbench. Na Figura 6, temos o ambiente da ferramenta em que iremos criar nosso Modelo Relacional. O modelo é criado na região central de cor branca e que ocupa a maior parte da ferramenta.

Ambiente de trabalho para desenvolver o Modelo Relacional no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

E agora, como criamos uma tabela? Vejamos o passo a passo a seguir:

  1. Na barra mostrada pela Figura 7, podemos ver vários ícones e um número ao lado de cada ícone. Para criar uma tabela, você deve clicar no ícone que possui o número 7 e logo em seguida clicar na parte branca situada logo à direita da barra.
    Barra de Ferramentas do <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.
  2. Ao clicar com o botão direito do mouse em cima da tabela criada, você verá a opção Edit ‘Table 1’. Quando clicar nessa opção, vai aparecer, na parte inferior da tela, uma aba em que existe a opção Table. Nessa aba, você irá ver um campo de texto com nome Table Name, no qual colocamos o nome da tabela. Note que Table em inglês equivale à tabela em português. Para o nosso exemplo, você deve fornecer o nome Empregado. Ao final dessa operação, você deve obter algo parecido com a Figura 8. Exemplo de criação da Tabela no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.
  3. Agora, devemos definir os atributos da tabela. Para isso, devemos clicar na aba inferior chamada Columns. Você deve informar o nome do atributo e o tipo em cada linha da tabela. Note que ao clicar na aba Columns, o MySQL Workbench cria automaticamente um atributo com nome idEmpregado com tipo INT (Figura 9).
    Exemplo de definição de Atributos no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

Para criar um atributo com nome e tipo desejado, você deve clicar duas vezes em cima da linha em que está o nome do atributo idEmpregado. Quando o cursor ficar como o mostrado na Figura 10, você pode digitar o nome do atributo desejado.

Exemplo de definição de nome de Atributos no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

Para o nosso exemplo, você deve digitar “Matricula”. Para criar outro atributo, você precisa apenas clicar duas vezes na linha abaixo do atributo criado. Tente repetir essa operação para criar os atributos: Nome, Sexo, Endereço e Telefone.

Depois de definir o nome dos atributos, você precisa definir os tipos de cada um. Para definir o tipo de cada atributo, você deve clicar na coluna Datatype de cada atributo. Ao clicar, irá aparecer uma lista com várias opções de tipos suportadas pelo MySQL, como mostrado pela Figura 11.

Exemplo de definição de tipo de Atributos no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

Você deve definir os tipos de modo que o seu modelo fique parecido como o mostrado na Figura 12.

Exemplo de definição de uma tabela no <span class='italico'>MySQL Workbench</span>.

Note que os tipos dos atributos suportados variam entre os SGBD.

Veja, no Quadro 1, os principais tipos suportados pelo MySQL:

Quadro 1 - Descrição dos tipos de dados suportada pelo MySQL.
TIPO DESCRIÇÃO
VARCHAR Valores no campo VARCHAR são strings de tamanho variável. Você pode declarar um campo VARCHAR para ter qualquer tamanho entre 1 e 255, assim como para campo CHAR. No entanto, diferente de CHAR, valores VARCHAR são armazenados usando apenas quantos caracteres forem necessários, mais 1 byte para gravar o tamanho.
INT Valores inteiros de -2147483648 a 2147483647.
DECIMAL O tipo DECIMAL é usado por valores para os quais é importante preservar a exatidão como, por exemplo, dados monetários.
DATE O tipo DATE é usado quando se necessita apenas do valor da data, sem a parte da hora. MySQL recupera e mostra valores do tipo DATE no formato 'ano-mm-dd'
Fonte: Manual de Referência do MySQL 4.1.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados