Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 20 - Utilizando conceitos avançados de SQL em Java

Executando comandos de inserção, deleção e atualização em Java

Na aula anterior, você aprendeu como conectar sua aplicação em Java com o banco de dados MySQL. Ao final da aula passada, você terminou de implementar a classe ConexaoMySQL, que fornecia o método getConexaoMySQL responsável por criar uma conexão com o banco de dados MySQL. Nesta aula, iremos continuar usando esta classe. Portanto, se você não implementou todas as funcionalidades da classe ConexaoMySQL, sugiro que você volte para a aula passada e conclua-a.

Para começar, vamos definir na classe ConexaoMySQL mais um método chamado inserir. O objetivo desse método é permitir que dados sejam inseridos no banco de dados através de instruções SQL. A estrutura do método é mostrada a seguir:

Note que até agora o método inserir usa exatamente as mesmas coisas que você já aprendeu para fazer o método consultar. Onde, então, estaria a diferença? A diferença é que, no método consultar, visto na aula passada, você invocava o método executeQuery da classe Statement. Agora, para realizar uma atualização (update), inserção (insert) ou deleção (delete) de um registro no banco de dados, você deve chamar o método executeUpdate. Por exemplo, para inserir um novo registro utilizando a instrução SQL “INSERT INTO clientes (cli_codigo, cli_email, cli_nome, cli_cpf, cli_data_nasc, cli_sexo)VALUES (9, 'neliocaho@ect.ufrn.br' , 'Nelio', '012345678-20', '1979-08-21', 'M')”, você deve invocar o método executeUpdate como mostrado abaixo:

Note que o método executeUpdate recebe como parâmetro uma string que poderá conter um comando de atualização (update), inserção (insert) ou deleção (delete). O método executeUpdate retorna um valor inteiro informando quantos registros foram afetados pelo comando SQL. Veja que não existe o comando executeInsert e executeDelete. Você deve usar executeUpdate para todos os comandos SQL INSERT, DELETE e UPDATE. A seguir, você pode ver o código final do método inserir.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados