Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 02 - Modelo de Entidade-Relacionamento (MER)

Atributos

Para os atributos serem capazes de representar todas as informações de uma entidade, eles são classificados como: simples, composto, multivalorado e chave. Detalharemos a seguir cada um desses atributos.

Atributo simples

Ocorre quando uma característica da entidade é representada por um único atributo. Por exemplo, na entidade Empregado, temos os seguintes atributos simples: Matrícula, Nome, Sexo, Endereço e Salário.

Atributo composto

O seu conteúdo é formado por vários itens menores, por isso o chamamos de atributo composto. Por exemplo, em algumas empresas, o atributo Endereço é composto por informações como Rua, Número, Bairro e CEP.

A Figura 4 mostra como um atributo composto Endereço é representado no diagrama ER.

Atributo composto representado no diagrama ER.

Atributo multivalorado

Os atributos multivalorados são tratados pelos seus detalhes, seu conteúdo é formado por mais de um valor. Por exemplo, Telefone. Um empregado poderá ter mais de um número de telefone.

A Figura 5 mostra como o atributo multivalorado Telefone é representado no diagrama ER. Nesse caso, um empregado pode ter mais de um telefone, tais como: de casa, do trabalho, celular etc.

Atributo multivalorado representado no diagrama ER.

Atributo chave

Um aspecto importante no conceito de entidade e atributos é a possibilidade de individualização de cada um dos objetos representados por entidades. Por exemplo, pode-se dizer que todo empregado da empresa possui uma matrícula; através dela é possível identificar cada um dos indivíduos (distintos) sem risco de ambiguidades ou confusão. Isso porque se dois funcionários podem ter o mesmo salário ou até nomes idênticos, a matrícula é sempre única e não pode se repetir. Um exemplo de atributo chave que nunca se repete são os atributos CPF e RG de um empregado.

A Figura 6 mostra como o atributo chave Matrícula é representado no diagrama ER: o nome do atributo está sublinhado.

Atributo chave representado no diagrama ER.

Depois de definir as entidades e atributos, iremos agora aprender como relacionar as entidades de um modelo ER. Nesse momento, pode surgir a pergunta: Por que eu preciso relacionar entidades? O relacionamento de entidades é importante porque os dados de um banco de dados raramente estão isolados. Por exemplo, um empregado sempre possui um departamento em uma empresa. Um aluno sempre possui um professor. Um professor sempre possui disciplinas. Assim, iremos aprender como definir relacionamentos entre as entidades.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados