Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução a banco de dados

História dos bancos de dados

Tudo começou nas décadas de 1960 e 1970, na IBM (International Business Machines), quando esta empresa percebeu que estava muito custoso contratar várias pessoas para ficar armazenando dados e organizando arquivos. Muitas pesquisas foram realizadas durante esse período. Uma das pesquisas publicadas pelo pesquisador da IBM, Ted Codd, apresentou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Esse artigo discutia o uso de cálculo e álgebra relacional para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem grande quantidade de informações.

Ted Codd visionava um sistema em que o usuário seria capaz de acessar as informações por meio de comandos em inglês, sendo que as informações estariam armazenadas em tabelas. Devido à natureza técnica desse artigo e à relativa complicação matemática, o significado e as proposições do artigo não foram prontamente realizados. Entretanto, ele levou a IBM a montar um grupo de pesquisa conhecido como System R (Sistema R).

Apesar dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa System R, o primeiro sistema comercial de banco de dados foi construído pela Honeywell Information Systems Inc, em junho de 1976. O sistema era baseado em muitos princípios do sistema que a IBM concebeu, mas foi modelado e implementado fora da IBM.

Outros sistemas de banco de dados apareceram no início dos anos 80, com a empresa Oracle, por meio do Oracle 2, e depois com a IBM através do SQL/DS, servindo como sistema e depósito de informações de outras empresas.

As pesquisas evoluíram e o Sistema R tornou-se DB2 (banco de dados desenvolvido pela IBM), com isso foi criada uma linguagem chamada SQL (Structured Query Language), Linguagem de Consulta Estruturada, que até hoje é a linguagem mais utilizada no dia a dia.

Na década de 90 começaram a surgir outros bancos de dados, como o DBase III, Paradox, SQL Server, MySQL e muitos outros. No período de 1980 a 1990, também surgiu o conceito de banco de dados orientado a objetos, suprindo assim as necessidades nas quais os bancos relacionais não eram aplicáveis para resolver certos problemas em algumas áreas, tal como medicina, multimídia, física elevada, dentre outros.

Esse fato provocou a realização de pesquisas em bancos de dados orientados a objetos, nos quais os usuários poderiam definir seus próprios métodos de acesso aos dados e como esses seriam representados. Ao mesmo tempo, linguagens de programação orientadas a objetos (Object Oriented Programming – POO), tais como C++, começaram a surgir na indústria.

O crescente desenvolvimento de serviços de busca de informações, como Google, e sites de relacionamentos, como Facebook e Twitter, motivaram o surgimento de um novo tipo de banco de dados, chamado de bancos de dados NoSQL. As principais características desse novo tipo de banco de dados são as seguintes:

  • Não utilizam esquema relacional.
  • São facilmente replicados.
  • Priorizam o armazenamento de grandes volumes de dados em detrimento da manutenção da consistência. 

Nosso próximo passo é saber como funciona uma estrutura de banco de dados. Vamos lá?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados