Cursos / Informática para Internet / Sistemas Operacionais / Aula
A informação contida em nossos livros e apostilas é representada por um conjunto de letras e palavras impressas nas folhas. Mas, você seria capaz de imaginar como são estruturados os dados nos arquivos do computador? Sabemos que os dados no computador são codificados como sequências de bits (unidades binárias com valores 1 ou 0) e que o tráfego entre os diversos componentes é baseado em conjuntos de bits cujos tamanhos e valores são definidos como potência de 2 (4, 8, 16, 32, 64 etc.).
Então, para os sistemas operacionais, os arquivos são apenas um conjunto de bytes (unidades compostas de 8 bits); é de responsabilidade de cada programa converter esses bytes em letras, números, sinais de pontuação, ou seja, alguma representação que nós, humanos, possamos entender. Fazendo um paralelo com nossa estante de livros, seria como se a estante de livros só pudesse armazenar livros, apostilas e documentos em uma língua comum, formada apenas por sequências de zeros e uns (bits). Caberia, então, a quem fosse ler esse material, interpretar o que significa a sequência de bits presentes em cada livro (por exemplo, a sequência de 8 bits “00011000” pode representar a letra “A”).
Apesar dos arquivos serem, basicamente, um conjunto de bytes (8 bits), eles podem ser de tipos diferentes, de acordo com a sua finalidade. Podemos ter arquivos que servem apenas para armazenar os dados (arquivos com extensão ‘.dat’), arquivos que armazenam imagens (arquivos com extensão ‘.bmp’), ou até mesmo arquivos de sistema onde mantemos informações sobre outros arquivos, os quais chamamos de diretórios - ou pastas - e que servem como uma forma de organização das informações.
Existe também um tipo especial de arquivo que serve para termos acesso direto a diferentes dispositivos. Por exemplo, para enviarmos comandos para uma impressora no sistema operacional Linux, basta abrir o arquivo correspondente a esse dispositivo e escrever a informação que será impressa. O sistema de arquivos ficará, então, responsável por enviar as requisições para o driver da impressora para solicitar a impressão do documento que já foi escrito no arquivo correspondente a esse dispositivo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados