Cursos / Informática para Internet / Sistemas Operacionais / Aula
A questão pede que sejam descritas as características mais relevantes do novo padrão de porta USB chamado USB-C. Segundo a página do Wikipedia, o USB-C é uma evolução do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo-C. Esse novo conector é do tipo plug-reversível, isto é, não importa o lado que você insere o conector, e possui 24 pinos, conforme a Figura 1.
A Figura 2 apresenta um dos primeiros equipamentos que chegaram ao mercado com esta nova porta, o macbook da Apple lançado em 2015. O interessante é que esse equipamento não tem nenhuma outra porta, somente essa, e você pode estar se perguntando, como se carrega a bateria neste notebook?
Para responder a essa pergunta, é importante observarmos as motivações que levaram ao desenvolvimento desse novo tipo de porta. Como o próprio nome diz, USB significa Universal Serial Bus ou Barramento Serial Universal, a ideia é que a porta seja universal, isto é, sirva para todo tipo de finalidade, até mesmo alimentação elétrica do equipamento. A figura 3 mostra uma foto de divulgação da Apple em que ela mostra quais as finalidades da porta USB-C.
Além dessa padronização universal das portas do computador, o USB-C traz ainda um aumento de desempenho considerável na sua taxa de transferência de dados, que o torna o substituto ideal para todas as conexões com qualquer dispositivo. O USB-C permite velocidade de comunicação de 10 Gbps, o suficiente para transmitir vídeos em 4K para monitores externos ou ler discos SSD com máxima eficiência. Com o USB 3.0 só era possível atingir cerca de 80% da capacidade de transferência de dados desses discos de estado sólido.
O novo padrão USB-C também permite a transferência de energia em alta potência, até 100 W, possibilitando recarregar baterias de equipamentos de maior consumo energético, como um notebook, por exemplo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados