Cursos / Informática para Internet / Arquitetura de Computadores / Aula

arrow_back Aula 05 - Placa-mãe e Componentes de Computadores

Componentes da Placa

Os principais componentes que podem ser comercializados pela indústria e que sempre estão em constante evolução são os HDs, placas de rede, placas de vídeo e componentes de conexão USB. Vejamos cada um separadamente.

O HD (disco rígido)

O HD ou disco rígido (Figura 3) é a parte do computador onde são armazenados os dados. O HD é o principal meio de armazenamento de dados de um computador. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado. Atualmente, existem diversos tipos de discos rígidos diferentes: Serial ATA, SSD, IDE/ATA etc.

A capacidade de armazenamento de um disco rígido evoluiu rapidamente. Há pouco tempo atrás, eram fabricados HDs de 20 GB; hoje em dia, já existem HDs com capacidade de armazenamento na casa dos terabytes.

Uma novidade quanto a esse componente é o desenvolvimento do HD externo (Figura 4), ou seja, ele não é colocado dentro do computador, só é conectado com um cabo USB à máquina. Com isso, é possível levar o HD externo aonde for.

Visão interna de um HD
HD externo

A Placa de Rede

A placa de rede (Figura 5) serve de interface entre o cabo de rede e o computador, ou seja, é responsável pela comunicação entre uma rede (por exemplo, a internet) e os computadores. A função de uma placa de rede é controlar o envio e o recebimento de informações através da rede. Para que possamos acessar a internet, é necessário que nosso computador tenha uma placa de rede.

Foram desenvolvidas as placas de redes sem fio (Figura 6) que possibilitam acessar uma rede de computadores sem ter que conectar nenhum cabo. Elas apresentam as mesmas funções que as placas de redes convencionais.

Placa de rede Placa de rede sem fio

A Placa de Vídeo

A placa de vídeo é responsável por disponibilizar as imagens na tela do computador. Em alguns computadores, ela já vem instalada na placa-mãe, mas para melhorar ainda mais a qualidade da imagem, alguns usuários optam por utilizar uma placa de vídeo adicional.

Atualmente, as placas de vídeo de melhor desempenho são desenvolvidas por empresas como a NVIDIA (Figura 7) e AMD. Elas proporcionam uma melhor qualidade da imagem, bem como possibilitam que o computador seja capaz de fornecer imagens em três dimensões (3D).

Placa de Vídeo GeForce

Barramento USB

Há algum tempo, para que fosse possível conectar dispositivos ao computador, era necessário abri-lo para conectar o dispositivo diretamente na placa-mãe. No entanto, com o surgimento do barramento USB esse conceito mudou, facilitando a vida dos usuários de computadores.

O USB é um tipo de conexão através do qual os periféricos podem ser conectados ao computador sem a necessidade dele ser desligado. Com isso, tornou-se bastante fácil e rápida a utilização de dispositivos que possuem o padrão USB de conexão com o computador.

Atualmente, os principais dispositivos que utilizam USB são: HDs externos, webcams (Figura 8), mouses, teclados, câmeras digitais, pen drives (Figura 9), impressoras, scanners, entre outros. Atualmente, o padrão USB segue evoluindo, estando já na versão 3.0. Nessa nova versão, já é possível realizar a transmissão de dados a 5 Gb/s.

<span class='italico'>Webcam</span> com cabo USB <span class='italico'>Pen drive</span> sendo conectado à porta USB do computador

A Fonte de Alimentação

Para que os componentes do computador possam funcionar de forma adequada, é necessário que exista eletricidade. O dispositivo responsável por distribuir essa energia elétrica aos componentes do computador é a fonte de alimentação. Outra função dela é a participação no processo de refrigeração do computador.

Existem dois tipos de fontes de alimentação, a AT e a ATX.

Na Figura 10 e na Figura 11, podemos visualizar esses tipos de fontes de alimentação.

Fonte de alimentação AT Fonte de alimentação ATX

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados