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arrow_back Aula 01 - Histórico da Computação e Principais Componentes Computacionais

Gerações de Computadores

Podemos dizer que as gerações de computadores tiveram cinco estágios. A título de curiosidade, fornecemos aqui as principais características de cada uma. Você pode não conhecer alguns termos, mas irá encontrá-los facilmente em livros básicos sobre Eletrônica Digital. O objetivo aqui é que você perceba que diversos componentes eletrônicos foram aperfeiçoados ao longo do tempo, e isso que permitiu que a computação avançasse. Observe, a seguir, as características de cada fase.

Primeira geração (1940-1952)

  • Válvulas a vácuo, aplicações científicas e militares.

Segunda geração (1952-1964)

  • Substituição da válvula pelo transistor.
  • Maior confiabilidade, redução do tamanho e consumo.
  • Aplicações científicas, militares, administrativas e gerenciais.
  • Surgimento da linguagem montadora e algumas de alto nível: COBOL, ALGOL e FORTRAN.

Terceira geração (1964-1971)

  • Surgimento do circuito integrado em 1964.
  • Miniaturização de componentes permitindo integração.
  • Vários circuitos numa mesma pastilha.
  • Aparecimento dos minicomputadores.
  • Tecnologias de integração.
  • SSI: short scale integration.
  • MSI: medium scale integration.
  • Evolução do software e dos sistemas operacionais.
  • Multiprogramação, tempo real e modo interativo.
  • Utilização de discos magnéticos e memórias em silício.

Quarta geração (1971- ...)

  • Surgimento do microprocessador em 1971.
  • Inclusão de toda a UCP em uma única pastilha de silício.
  • Tecnologia LSI: large scale integration.
  • Microcomputadores e computadores pessoais.
  • Floppy disk.
  • Grande quantidade de linguagens de programação.
  • Redes para transmissão de dados.

Anos 1990

  • Desenvolvimento da engenharia de software.
  • Orientação a objetos, frameworks...
  • Interfaces gráficas.
  • Circuitos VLSI – very large scale integration.
  • Processadores com milhões de transistores.
  • Processadores superescalares.
  • Sistemas distribuídos e multiprocessados.
  • Grande capacidade de comunicação – internet.
  • Várias aplicações de inteligência artificial.
  • Multimídia.

Anos 2000

  • Grande capacidade de armazenamento.
  • Aplicações mais realistas: computação gráfica avançada.
  • Redes sem fio.
  • Avanço da internet e de aplicações baseadas em rede (redes sociais, comércio eletrônico, comunicação instantânea, como chats e messengers, blogs etc.).

É importante perceber o que essas máquinas são capazes de realizar e identificar seus potenciais usos em diferentes atividades humanas. Durante o restante do curso, a tecnologia que sustenta as operações dessas máquinas será abordada em detalhes, de modo que será possível a análise de seu potencial uso na execução de diversas atividades que ocorrem diariamente na vida das sociedades.

Note que a maneira de se utilizar (programar) essas máquinas é abordada nas disciplinas de programação (Algoritmos e Lógica de Programação); no entanto, o conhecimento do hardware que aqui será apresentado é fundamental para que se saiba o potencial de cada sistema de computação para a execução de algoritmos. E, ainda, como algoritmos podem ser de qualquer natureza, todas as atividades que você possa imaginar podem ser programadas em um computador. É recomendado que, ao estudar as diferentes arquiteturas de computadores, sempre se trace um paralelo com o seu uso e potencialidade de programação, ou seja, como os algoritmos executam nessas máquinas.

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