Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Na aula anterior introduzimos as estruturas de decisão. Vimos que, para encontrar a solução de certos problemas, os algoritmos irão se deparar, algumas vezes, com a necessidade de tomar decisões. E essas decisões são tomadas com base em condições específicas pré-estabelecidas. Essa necessidade acaba por estabelecer desvios na execução do algoritmo.
Também anteriormente classificamos as estruturas de decisão em simples, encadeadas e compostas. Conhecemos a estrutura simples e vimos exemplos básicos de estruturas encadeadas.
Nesta aula, encerraremos o estudo das estruturas de decisão, contemplando a estrutura de decisão composta e as decisões de múltipla escolha. Será apresentado um novo comando, que indicará um segundo caminho, na estrutura de decisão, quando a condição pré-estabelecida não for atendida: o comando SENAO, que será utilizado na estrutura composta. Além disso, veremos que, em alguns casos, dentre várias opções de comandos, a decisão por executar um desses comandos exclui a possibilidade de executar os demais. Quando isso ocorre, o mais interessante é utilizar as estruturas de decisão de múltipla escolha. Conheceremos, portanto, o comando ESCOLHA, em que o usuário seleciona uma dentre várias opções apresentadas para determinar o final da execução do algoritmo.
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados