Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 06 - Controle de Fluxo de Execução: Estrutura Sequencial

Estrutura Geral de um Algoritmo

Você já conhece todos os elementos essenciais para a construção dos algoritmos. Afinal, você já está familiarizado com as formas de representação, os tipos de dados e variáveis, as expressões e as instruções primitivas.

Você deve ter percebido, também, que todos esses elementos devem estar estruturados de acordo com uma determinada ordem. É interessante que seja dessa forma para tornar o algoritmo mais legível e também para auxiliar você a estruturar o seu pensamento, enquanto escreve o algoritmo.

Vamos relembrar essa estrutura, observando alguns aspectos importantes. Veja a seguir os tópicos sobre a sintaxe que utilizaremos.

  1. A estrutura que utilizaremos em nossos algoritmos começa com a palavra reservada algoritmo, na primeira linha, seguido do nome que quisermos dar ao algoritmo, entre aspas duplas (").
  2. Em seguida, abrimos o campo de declaração de variáveis, com a palavra reservada var e declaramos as variáveis logo abaixo dela.
  3. Depois, começamos o bloco de execução de comandos do algoritmo com a palavra reservada inicio.
  4. Seguem-se as instruções que fazem parte da descrição do algoritmo. Esses elementos compõem o bloco de execução do algoritmo, que é tudo o que fica localizado entre as palavras inicio e fimalgoritmo.
  5. Cada linha só pode ter uma instrução ou comando. No VisuAlg, se você dá um enter, está sinalizando o fim do comando daquela linha.
  6. É interessante que o bloco de execução fique em uma posição recuada no texto, com relação às palavras inicio e fimalgoritmo. Chamamos esse recuo de indentação. A indentação torna o algoritmo mais legível, delimitando de forma clara onde o algoritmo começa e onde termina.
  7. O algoritmo é finalizado com a palavra reservada fimalgoritmo.
  8. Se você desejar, poderá inserir no algoritmo comentários explicativos. São textos precedidos por duas barras (//), que servem para explicar o comando que será executado a seguir. As duas barras 'isolam' o comentário dos comandos do algoritmo. Ou seja, o texto precedido por '//' não é executado.

Exemplo 1

Veja o exemplo a seguir.

Algoritmo para calcular média aritmética de um aluno

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados