Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Ao longo da nossa disciplina, conhecemos as instruções primitivas e as estruturas de controle. Na aula anterior, conhecemos as estruturas de dados homogêneas, que são os vetores e as matrizes. Existem problemas com diversos graus de complexidade e, com todos os conhecimentos que adquirimos até aqui, é certo que já somos capazes de construir algoritmos que resolvam problemas de diversos tipos. Nesta aula, veremos que, para reduzir a complexidade de um algoritmo, é interessante sabermos utilizar o nosso raciocínio lógico para dividir um problema grande em diversos problemas menores. Dessa forma, a complexidade é reduzida, favorecendo a compreensão.
E é nesse contexto que entram os subalgoritmos, que são trechos de programas que podem ser utilizados dentro de um programa maior, sempre que necessário ou conveniente.
Nesta aula, conheceremos os conceitos acerca de subalgoritmos, classificando-os em funções e procedimentos. Conheceremos também os conceitos, sintaxe e aplicações das funções e procedimentos. Veremos como criar, declarar e em que parte do algoritmo eles devem ficar posicionados. Também aprenderemos como fazer a chamada de funções e procedimentos dentro do algoritmo principal e os conceitos de escopo de variáveis, definindo variáveis globais e locais e a comunicação entre as funções e procedimentos e o algoritmo através dessas variáveis. Outro tópico que será abordado na aula será o estudo dos mecanismos de passagem de parâmetros. Estudaremos os tipos de parâmetros e os métodos de passagem de parâmetros que podemos utilizar em funções e procedimentos.
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados