Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Já vimos que alguns algoritmos precisam executar instruções com base em uma condição preestabelecida. Nas estruturas de decisão que vimos nas aulas anteriores, se uma condição é verdadeira, um comando ou grupo de comandos é executado. Após isso, a estrutura é finalizada. Ou há ainda o caminho alternativo, caso a condição não seja atendida.
Nas estruturas de repetição, condições também são testadas. Mas o que, de fato, caracteriza essa estrutura é que um conjunto de ações é executado de forma repetida enquanto a condição permanece válida ou não.
Por exemplo, se alguém lhe solicita que faça um algoritmo que escreva cinco vezes a frase: "Bem-vindo ao Metrópole Digital", de que forma você faria?
Levando em consideração o que aprendemos até o momento, o algoritmo correto seria:
Parece simples, não? Mas e se mudássemos o número de repetições? Se, ao invés de cinco vezes, tivéssemos que escrever essa mesma frase cem vezes? Ou mil vezes? Seria um tanto exaustivo para você ficar digitando tantas vezes o mesmo comando. Para o computador, também, não seria interessante. Já falamos brevemente na aula anterior sobre o aumento da demanda por processamento e memória, quando um mesmo comando é repetido muitas vezes.
A solução para esse impasse é a utilização das estruturas de repetição.
Veja o mesmo algoritmo de outra forma:
No algoritmo anterior, criamos uma variável de controle (contador) que é quem determina quantas vezes o comando escreval será executado. A repetição só para quando a condição não for mais atendida, ou seja, quando o contador for maior que 5.
Repetição (ou loop) é um conjunto de ações que são executadas repetidamente.
O objetivo das estruturas de repetição é executar uma série de instruções em loop, enquanto (ou até que) uma dada condição analisada seja verdadeira.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados