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arrow_back Aula 10 - Estruturas de Repetição – Repetição com Variável de Controle

Estruturas de Repetição

Já vimos que alguns algoritmos precisam executar instruções com base em uma condição preestabelecida. Nas estruturas de decisão que vimos nas aulas anteriores, se uma condição é verdadeira, um comando ou grupo de comandos é executado. Após isso, a estrutura é finalizada. Ou há ainda o caminho alternativo, caso a condição não seja atendida.

Nas estruturas de repetição, condições também são testadas. Mas o que, de fato, caracteriza essa estrutura é que um conjunto de ações é executado de forma repetida enquanto a condição permanece válida ou não.

Por exemplo, se alguém lhe solicita que faça um algoritmo que escreva cinco vezes a frase: "Bem-vindo ao Metrópole Digital", de que forma você faria?

Levando em consideração o que aprendemos até o momento, o algoritmo correto seria:

Parece simples, não? Mas e se mudássemos o número de repetições? Se, ao invés de cinco vezes, tivéssemos que escrever essa mesma frase cem vezes? Ou mil vezes? Seria um tanto exaustivo para você ficar digitando tantas vezes o mesmo comando. Para o computador, também, não seria interessante. Já falamos brevemente na aula anterior sobre o aumento da demanda por processamento e memória, quando um mesmo comando é repetido muitas vezes.

A solução para esse impasse é a utilização das estruturas de repetição.

Veja o mesmo algoritmo de outra forma:

No algoritmo anterior, criamos uma variável de controle (contador) que é quem determina quantas vezes o comando escreval será executado. A repetição só para quando a condição não for mais atendida, ou seja, quando o contador for maior que 5.

Repetição (ou loop) é um conjunto de ações que são executadas repetidamente.

O objetivo das estruturas de repetição é executar uma série de instruções em loop, enquanto (ou até que) uma dada condição analisada seja verdadeira.

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