Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Passo 1: receba a primeira nota;
Passo 2: receba a segunda nota;
Passo 3: some a primeira nota com a segunda nota;
Passo 4: divida o resultado da soma por dois;
Passo 5: mostre o resultado obtido.
O algoritmo acima tem início e fim, como no anterior, tem passos bem definidos, tem os dados de entrada (primeira nota e segunda nota), tem uma saída (média) e as instruções de cada passo são precisas, ou seja, esse exemplo reúne também as cinco características que mencionamos anteriormente.
Diante de tudo isso, podemos afirmar que a construção de algoritmos é uma atividade que faz parte do nosso cotidiano, pois todas as atividades que realizamos (como tomar banho, ir à escola, voltar para casa) precisam de uma série de entradas para que sejam realizadas (como a hora de acordar, escolher o melhor caminho para ir à escola, escolher o melhor meio de transporte), seguem uma sequência lógica de passos e geram suas respectivas saídas (que são os resultados alcançados). Você consegue perceber como é simples?
É importante lembrar, no entanto, que podem existir várias maneiras de solucionar um problema. O importante é chegar à solução. Melhor ainda, se essa solução for atingida de forma eficiente e eficaz.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados