Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 04 - XHTML e CSS: definições e particularidades

Elementos XHTML obrigatórios

Um documento XHTML possui, necessariamente, duas partes: a declaração da DTD (Document Type Definition) e o elemento raiz <html>. A tag <html> deve conter pelo menos a seção head (com a tag <title>) e a seção body. A seguir, é ilustrado um modelo de documento XHTML mínimo.

Veja ainda que, no exemplo anterior, o elemento <html> possui o atributo xmlns, pois este é exigido na linguagem XHTML. Entretanto, se você não o declarar, não haverá problema, pois o validador do W3C assume "xmlns=http://www.w3.org/1999/xhtml" como valor default e adicionará à tag mesmo que você não o inclua.

A DTD XHTML

Tal como a declaração DOCTYPE explicada para HTML na primeira aula desta disciplina, em XHTML, essa declaração define o tipo de documento e sempre deve aparecer na primeira linha do documento XHTML. O resto do documento é semelhante ao HTML. A seguir, listamos algumas funções e características da DTD:

  • A DTD especifica a sintaxe de uma página web.
  • A DTD é usada por aplicações SGML, tal como HTML, para especificar regras que se aplicam à marcação de documentos de um tipo particular, incluindo um conjunto de declarações de elementos e de entidades.
  • Uma DTD XHTML descreve de forma precisa, em linguagem legível ao computador, a sintaxe e a gramática permitida da marcação XHTML.

O padrão XHTML possui três definições de tipos de documentos: strict, transitional e frameset. A mais comum é a XHTML Transitional. A seguir, nós temos um exemplo e a definição de cada tipo.

XHTML 1.0 Strict

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">

A DTD strict deve ser usada quando se deseja uma marcação limpa, livre da confusão da apresentação, pois não admite qualquer item dessa natureza dentro dos elementos e tampouco elementos em desuso (DEPRECATED). É a mais rígida de todas, sendo indicada para uso com folhas de estilo em cascata (CSS).

XHTML 1.0 Transitional

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

A DTD transitional deve ser usada quando você precisar tirar vantagens das características de apresentação da HTML e quando você quer dar suporte aos navegadores que não entendem CSS. É mais flexível que a anterior e é indicada para documentos que empregam elementos em desuso.

XHTML 1.0 Frameset

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Frameset//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">

A DTD frameset deve ser usada quando você quer usar frames para particionar a janela do navegador em duas ou mais molduras. É regida pelas mesmas diretrizes da declaração transitional.

Uma cópia da lista dos elementos de HTML 4.01 permitidos em cada um desses tipos de declaração de documento (DTD) é encontrada em <http://www.w3schools.com/tags/default.asp>.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados