Cursos / Informática para Internet / Autoria Web / Aula

arrow_back Aula 03 - HTML: Figuras, Tabelas, Listas e Formulários

Formulários

Formulários são o meio pelo qual os visitantes podem trocar informações com o site (o dono ou setor responsável), tais como comprar um produto, preencher uma enquete, solicitar uma informação, inscrever-se em um evento, enviar um comentário para o autor, dentre outros.

Os dados que o usuário insere nos campos de um formulário são enviados ao correio eletrônico do administrador do formulário ou podem ser processados por programas (escritos em uma linguagem de programação tal como Java, PHP, ASP, dentre outras).

Em HTML, formulários são definidos pela tag <form>...</form>. Um formulário pode conter elementos de entrada de dados (também chamados de elementos de controle), tais como campos de texto, caixas de checagem, botões, dentre outros, listados a seguir. A Figura 8 apresenta um exemplo simples de formulário, observe os elementos que foram definidos nele.

Exemplo de formulário

Três dos importantes atributos da tag <form> são:

  • action =”uri” – especifica para onde enviar as informações inseridas no formulário.
  • enctype – O atributo enctype define como o form-data deve ser codificado quando é submetido para o servidor. Esse atributo com valor "text/plain" é utilizado quando se deseja que os dados do formulário sejam enviados em "texto limpo", sem codificação. Os espaçamentos no texto são convertidos em símbolos de '+'. Assim, conseguimos que o conteúdo do formulário seja enviado como texto plano dentro do e-mail, como no exemplo que segue.
  • method= get|post – especifica qual método HTTP será usado para submeter os dados do formulário. Se não for especificado, o valor assumido é "get". O método "get" anexa as informações na URL do formulário, sendo assim, há limitação na quantidade de dados que pode ser anexada (browsers diferentes têm diferentes limitações) e não há qualquer segurança acerca desses dados. Esse método é útil quando se deseja agendar o resultado da submissão dos dados, por exemplo, na lista de favoritos. Já o método post é recomendado quando os dados são privados, tais como senhas.

Na Figura 9, ilustramos um formulário utilizando o método get. A Figura 10 ilustra o que aparece no browser depois que esse formulário é submetido, ou seja, depois que o usuário clica no botão Submit. Observe que a URL da Figura 10 contém os dados inseridos no formulário.

Exemplo de formulário utilizando o método “get” Resultado da submissão do formulário ilustrado na Figura 9

Observe que a utilização de formulários está de alguma forma associada a páginas dinâmicas, pois necessita de código (interno ou externo) para tratar os dados enviados pelo formulário, apresentando diferentes resultados de acordo com os dados inseridos. Mesmo que você deseje somente enviar esses dados para um endereço de correio eletrônico, como no exemplo da Figura 8, você perceberá que, com o que foi visto até agora em nossas aulas, não é possível.

Isso acontece porque para que o browser consiga enviar os dados de um formulário para um e-mail, é necessário haver um servidor de e-mails instalado onde a página web está hospedada (gravada). Assim, você precisa se preocupar com uma parte importante do desenvolvimento web que é a hospedagem.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados