Autoavaliação

  1. Para que serve o modificador de acesso protected? Como ele funciona no caso de herança entre classes?
  2. Para que serve a palavra-chave super? Dê um exemplo concreto do seu funcionamento.
  3. Existe alguma diferença entre o funcionamento da herança para os atributos e métodos?
  4. Descreva o que acontece com o acesso aos atributos e métodos quando são do tipo:
    1. public
    2. private
    3. protected
  5. Crie as classes utilizando o princípio da herança, obedecendo à hierarquia da figura abaixo (obs.: para facilitar, substitua na figura o tipo Calendar por String).
    1. Acrescente aos construtores a lista de parâmetros necessária para instanciar o objeto. Por exemplo, a classe Pessoa deve ter nome, CPF e dataNasc. E essa lista é acumulativa, ou seja, o construtor da classe Funcionário deve ter a lista de seus atributos mais os atributos necessários para a classe Pessoa. Dica: não deixe de usar a palavra-chave super em cada um dos construtores para chamar o construtor da classe mãe, passando os atributos que são mantidos por ela e seus ancestrais.
    2. Insira os seguintes métodos para apresentar os valores dos atributos das classes, mostrarPessoa(), mostrarFuncionario(), mostrarChefe() e mostrarAluno(), respectivamente, às classes Pessoa, Funcionário, ChefeDepartamento e Aluno. Para imprimir os atributos, use o método System.out.println() em cada um dos métodos.
    3. Crie uma classe TestaTudo com um método main(), que instancia um objeto de cada uma das classe e exibe os valores dos atributos através de chamadas aos métodos mostrarPessoa(), mostrarFuncionario(), mostrarChefe() e mostrarAluno().

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados