Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 02 - Classes, atributos e métodos

Criação de Classes

Na primeira aula, falamos que objetos são entidades concretas que possuem características e comportamentos bem definidos, tais objetos podem ser organizados em grupos de características e comportamentos comuns. Esses grupos são chamados de classe. Porém, a classe não serve para organizar no sentido de guardar os objetos, ela serve de modelo de construção. Para os nossos exemplos, todos os carros (objetos) são da classe Carro, pois possuem as mesmas características e comportamentos.

  • A classe é o modelo ou molde de construção de objetos.
  • O modelo define as características e comportamentos que os objetos irão determinar seus valores e desempenhar suas ações, respectivamente.
  • A classe é abstrata (não existe concretamente).
Exemplo da ideia de uma classe Carro

Atenção!

Já que as classes não existem concretamente, elas são abstratas, servem apenas para gerar os objetos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados