Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 12 - Lançamento de Exceções

Lançando Exceções

Chegamos ao momento especial em relação ao tratamento de exceções. Até agora estávamos preocupado em tratar as exceções que poderiam acontecer, tentando contornar a situação utilizando o bloco try/catch. Mas, agora é a nossa vez de lançarmos nossas próprias exceções, agora que aprendemos como criá-las, vamos ver como lançá-las! Um dia da caça outro do caçador!

Lembra deste código? Vamos incluir agora o seu conteúdo para lançar uma exceção do tipo ExcecaoRoupa.

No código acima, verificamos se o material a ser lavado é um sapato, caso verdadeiro, lançamos uma exceção informando que apenas Roupas poderão ser lavadas na máquina de lavar roupas, então, lançamos uma exceção.

Em Java, utilizamos a cláusula throw para lançar uma exceção, e como uma exceção também é um objeto, utilizamos o new para criá-la. Fácil não é? Como dito no capítulo anterior, toda a API Java para tratamento e criação de exceções foi desenvolvida de uma forma simples, limpa e intuitiva, nos fornecendo recursos bastante poderosos para que possamos tornar nossas aplicações seguras e confiáveis.

Agora que já estamos grandinhos e sabemos criar as nossas próprias exceções, vamos colocar em prática toda essa habilidade para que possamos fixar melhor o que foi aprendido até o momento. Então, vamos lá, chega de moleza!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados