Cursos / Eletrônica / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 13 - Recursão: Introdução, Números e Strings

Videoaula 03: Recursão e Strings

Transcrição

Olá, tudo bem? Agora que você já entende o conceito de recursão e já sabe aplicá-lo aos números, nesta videoaula usaremos esse conceito para um outro tipo de dado, as strings.

Será que conseguimos inverter uma string usando recursão? A resposta é sim, apesar de não ser a maneira mais eficiente de inverter uma string em JavaScript. De qualquer maneira, veremos como fazer isso.

A nossa solução é que, recursivamente, peguemos a primeira letra do texto e concatenemos ela ao final da inversão do resto desse texto. Fazemos isso até que ele fique vazio. O caso base será a string vazia. Nesse caso, simplesmente, a retornaremos. No exemplo, não foi utilizada a condição de terminação porque o caso base já cumpre essa função. Não existem strings com caracteres "negativos". Portanto, desde que sejam passadas strings para a nossa função, está tudo OK.

Veja esse exemplo no slide (Figura 1), onde é calculada a inversão do texto "abcde". O resultado da função inverter("abcde") concatena o resultado de inverter("bcde") com a primeira letra, "a". Para calcular inverter("bcde"), precisamos concatenar inverter("cde") com a primeira letra, "b". Continuamos chamando recursivamente a função inverter até a chamada inverter(""), que está sublinhada. Nesse momento, chegamos ao caso base e simplesmente retornamos "". Cada chamada retorna corretamente o seu texto invertido. Você pode comprovar isso observando suas diferentes cores.

Invertendo <span class="italico">strings</span>

Tudo bem até aqui? Se você entendeu a nossa solução, conheça agora a sua implementação. Fique à vontade para editar o Código 1 e realizar a quantidade de testes que desejar.

Código 1 - 13_6 Inverte Palavra.html e 13_6 Inverte Palavra.js

Nesse exemplo, o HTML é bastante simples e, de certa maneira, similar aos que já vimos. A diferença é que ao invés de termos um campo numérico, temos um de texto (entrada), e quando clicar no botão "Inverter" (linha 12) chamamos a função exibir, que vai calcular a string a ser exibida e vai escrevê-la nesse parágrafo de "resultado" (linha 14). O foco, novamente, é no JavaScript e a função exibir (linhas 1-5) preserva praticamente o mesmo raciocínio dos exemplos anteriores. Dessa vez, pegamos um texto ao invés do número, esse texto gera a variável resultado e altera o valor do parágrafo na página HTML, e esse resultado é o texto "Inverso de ", escrevemos o texto original e dizemos que é igual, e chamamos a função inverter desse texto.

Focaremos na função inverter (Código 1), uma função recursiva que vai inverter a palavra. Essa função tem um caso base, como já dito, que é a string vazia, e quando ela é vazia temos retorno vazio, caso contrário, chamamos a função inverter e passamos a substring, que tira o primeiro caractere. Então, tiramos o primeiro caractere e mandamos inverter essa string e jogamos o primeiro caractere para o final dela. Com isso, iremos, de fato, estar invertendo porque pegamos esses elementos e o primeiro caractere será jogado para o final, e vai inverter o resto. Assim, teremos o final com o resto da string sendo invertida e estaremos sempre realizando a mesma ação de pegar o primeiro e jogar para o final.

E, como resultado, o que temos é essa página HTML (Figura 2), e se escrevermos "abcde" e clicarmos em inverter ele, de fato, mostra que o inverso de "abcde" é "edcba". Então ele está invertendo a palavra. Qual foi a estratégia utilizada? Uma estratégia recursiva que estará sempre pegando o primeiro elemento e jogando-o para o final, e invertendo o resto, tudo bem?

Saída da Página HTML

Concluímos neste instante a aula sobre Recursão. Na próxima aula, vamos aprofundar esses conhecimentos aplicando-os a Arrays e Matrizes, e faremos juntos alguns exercícios. Até lá!!!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados