Cursos / Eletrônica / Programação Estruturada / Aula
Vamos continuar a conhecer os métodos oferecidos por JavaScript, que são bastante úteis para trabalhar com arrays. Nesta videoaula, conversaremos sobre os métodos unshift, shift, delete, splice, concat e slice.
O método unshift adiciona o elemento passado no início do array e retorna o tamanho final do array. No exemplo (Figura 1), temos que, se adicionarmos a string "Preto" ao array cores usando o método unshift e atribuindo o resultado desse método à variável x, a string "Preto" será acrescentada no início do array cores e a variável x terá o valor 5, ou seja, o novo tamanho do array.
O método shift remove o primeiro elemento do array e o retorna. No exemplo (Figura 2), temos que, se aplicarmos shift ao array cores atribuindo o resultado desse método à variável x, a string "Preto" será removida do início do array cores e a variável x terá o valor "Preto".
O operador delete remove uma propriedade de um objeto. Como arrays JavaScript são objetos, podemos excluir elementos usando esse operador. Ao aplicarmos o delete no elemento de índice 2, alteramos o valor desse elemento para undefined. Porém, note (Figura 3) que esse comando cria um "buraco" de valor undefined no array. Por esse motivo, para remover um elemento, o uso de pop ou shift é mais recomendado.
É importante ressaltar que valores undefined não são inseridos no resultado da chamada do método toString aos arrays. Portanto, a string resultante da aplicação do método toString possui duas vírgulas seguidas, pois o valor undefined não é inserido no resultado.
Veja agora o método splice, que também pode ser usado para adicionar e remover elementos do array. A sua principal diferença é que ele permite que isso seja feito dentro dos arrays e não apenas no início e no final. O primeiro parâmetro do método splice define a posição onde os novos elementos devem ser adicionados. O segundo parâmetro indica quantos elementos devem ser removidos a partir do índice usado no primeiro parâmetro. Por fim, o restante dos parâmetros define os novos elementos a serem adicionados. Além de transformar o array, o método splice retorna um array contendo os elementos removidos.
No exemplo que vemos no slide (Figura 4), usamos o 2 como o primeiro parâmetro. Portanto, essa operação terá efeito a partir do elemento de índice 2 do array cores. No segundo parâmetro utilizamos o valor 1. Assim sendo, o resultado removerá um elemento a partir do índice 2, ou seja, removeremos o elemento "Azul" do resultado. Por fim, também passamos, nessa ordem, os valores "Preto" e "Cinza". Note que o resultado inclui esses dois valores no array a partir da posição passada no primeiro parâmetro, ou seja, da posição 2. Note também que o método retorna um array contendo apenas um elemento, "Azul", o qual foi o único valor removido. Esse valor foi atribuído à variável x.
Se usado de uma maneira inteligente, o método pode ser utilizado também para remover elementos. Para isso, basta usarmos apenas os dois primeiros parâmetros, ou seja, a posição onde os novos elementos deveriam ser adicionados e quantos elementos devem ser removidos a partir dessa posição. Ao não passarmos mais parâmetros, não adicionaremos nenhum novo elemento. Na prática, isso será o mesmo que apenas remover elementos. Veja no slide (Figura 5).
Nele, estamos novamente usando 2 como o primeiro parâmetro e 1 como segundo parâmetro. Portanto, essa operação terá efeito a partir do elemento de índice 2 do array cores e removerá um elemento a partir dessa posição. Portanto, como não passamos mais nenhum parâmetro, nenhum novo valor será inserido. Na prática, ao chamarmos slice(2,1) estamos removendo um elemento a partir do índice 2. Ou seja, o arrays cores terá, nessa ordem, os elementos "Verde", "Amarelo" e "Branco". O método ainda retorna um array contendo apenas um elemento, "Azul", o qual foi o único valor removido. Esse valor foi atribuído à variável x.
Outro método bastante útil é o concat, que concatena os arrays passados como parâmetros. Em outras palavras, esse método une os dois arrays.
É importante ressaltar que esse método tem um comportamento ligeiramente diferente dos que já foram apresentados, pois ele não altera os arrays existentes. Ele sempre retornará um novo array.
Veja no slide (Figura 6). Nele, temos inicialmente dois arrays. O array x possui os elementos "Verde" e "Amarelo", enquanto o y possui os elementos "Azul" e "Branco". Quando atribuímos o valor da expressão x.concat(y) à variável w, essa variável passa a ter como valor o array com elementos "Verde", "Amarelo", "Azul" e "Branco". No entanto, os valores das variáveis x e y continuam inalterados.
É importante ressaltar que o método concat pode receber uma quantidade qualquer de parâmetros. Nesse novo exemplo que podemos ver no slide (Figura 7), temos um terceiro array, z, que possui apenas o elemento "Preto". Note que agora estamos aplicando o mesmo método concat ao array x, mas desta vez passamos os arrays y e z como parâmetro. Esse uso faz com que a resposta seja o resultado da concatenação de x com y e z. Mais uma vez, os valores das variáveis x, y e z continuam inalterados.
O último método de arrays que apresentarei nesta aula é o slice. Esse método retorna uma "fatia" (slice em inglês) do array à qual ele é aplicado. Assim como o método concat, ele não altera o array original, mas apenas retorna um novo array com o resultado da operação. Caso usemos apenas um parâmetro, a "fatia" retornada pelo método slice começa no índice passado como parâmetro. No exemplo que você pode ver no slide (Figura 8), o resultado de aplicarmos slice(1) ao array cores não altera esse array, mas retorna a fatia do array que começa no índice 1 do array cores e vai até o seu final.
O método slice também pode receber dois parâmetros. Nesse caso, o método retorna uma "fatia" do array que começa no índice passado como primeiro parâmetro e termina no elemento de índice anterior ao índice passado como segundo parâmetro. No exemplo que você pode ver no slide (Figura 9), o resultado de aplicarmos slice(1,3) ao array cores não altera esse array, mas retorna a fatia do array que começa no índice 1 do array cores e vai até antes do índice 3. Note que o elemento de índice 3 do array cores, "Branco", não faz parte da fatia.
Para concluir esta videoaula, vamos agora rever os métodos e exemplos que vimos sendo executados na prática. Para isso, você pode utilizar o Código 1. Fique à vontade para editá-lo a fim de fazer vários testes.
Código 1 - 11_9 Métodos para Arrays - Parte 2.htmlA página HTML apresentada é bem simples e, basicamente, tem um campo chamado resultado. Para escrever nesse campo, estaremos construindo alguma string no JavaScript. Então, essa string, que será a variável resposta, começará vazia, e no final, na linha 35, esse valor será usado para escrever na tela. Declaramos na linha 1 nosso array já utilizado anteriormente nos exemplos, o qual tem os elementos "Verde", "Amarelo", "Azul" e "Branco", e testamos os métodos shift e unshift.
Começaremos com o método unshift. Aplicamos esse método, passando o valor "Preto", e depois, diremos que o nosso texto será "Novo array" com o toString aplicado a esse novo array cores. Veja essa ação na Figura 10.
Verificando o resultado, ao carregar a página HTML, você verá que de fato, esse novo elemento, a string "Preto", foi colocado no começo do array.
Após colocar o elemento "Preto" no começo do array, damos um shift nesse array e atribuímos o resultado dessa chamada à variável x. Além de imprimir o novo array, direi qual foi o valor removido, passando o valor da variável x, que recebeu na linha 6 a saída/retorno da aplicação do método shift à variável cores. Veja esse processo na Figura 11.
Como o elemento "Preto" acabou de ser colocado, esperamos, obviamente, que esse valor seja a string "Preto" e, ao carregar a página HTML, você verá que o array, de fato, agora ficou inalterado. Isso porque, colocamos o "Preto" no começo e depois tiramos o primeiro elemento e o elemento removido será a string "Preto".
Vamos conhecer o método delete. Iremos, simplesmente, aplicar o delete ao índice 2 do array cores. E aí então, daremos um toString no novo array.
Ao carregar a página HTML, aparecerão duas vírgulas sem nada entre elas, porque ao fazer o delete do índice 2 do array, esse valor se transformou em undefined, e não vai fazer parte da string resultante da aplicação do toString a esse array. Dessa forma, teremos essas duas vírgulas coladas, porque no meio desse array tem o valor undefined. Veja a Figura 13.
Vamos conhecer o método splice. Daremos um splice no array cores a partir do índice 2. Apagamos um elemento e inserimos os elementos "Preto" e "Cinza". Na resposta, além de informar qual é o novo array, será dito o que foi removido, passaremos x, recebendo o valor do retorno da aplicação do método splice. Veja essa ação na Figura 14.
Ao recarregar a página HTML, o novo array será "Verde", "Amarelo", "Preto", "Cinza" e "Branco", porque a partir do índice 2 foi removido um elemento, o "Azul", e foram colocados no lugar dele os elementos "Preto" e "Cinza". Dessa forma, o "Azul" aparecerá como elemento removido.
Agora, usaremos o splice sem passar parâmetros. Iremos trabalhar a partir do índice 2 e remover um elemento. Nesse caso, tudo que ele vai fazer é remover o elemento "Azul". E ao carregar a página HTML você verá, de fato, que tudo o que aconteceu foi o elemento "Azul" ter sido removido do array. Veja a Figura 15.
Um outro método, já conhecido, é o concat. Faremos o seguinte: declaramos a variável x com "Verde" e "Amarelo"; a variável y com "Azul" e "Branco"; e a variável z com "Preto". Vimos que é possível concatenar dois ou três elementos, então diremos que a variável w é o resultado da concatenação de x com y com z. Logo em seguida, imprimimos quem é x, quem é y, quem é z e quem é w.
Espera-se que x, y e z permaneçam com esses valores, ou seja, x é o array com "Verde" e "Amarelo"; y é o array com "Azul" e "Branco"; z é o array com "Preto", e, por fim, w será, de fato, o resultado da concatenação desses três arrays. Ao carregar a página (Figura 17), você verá que x, y e z permaneceram inalterados e w, de fato, é a concatenação de "Verde" e "Amarelo", que é o x, com "Azul" e "Branco", que é o y, com "Preto", que é o z.
Por fim, vamos conhecer o método slice, que é quem pegará fatia, e nesse primeiro teste, fatia é simplesmente o resultado da aplicação de slice a partir do elemento de índice 1. Veja a figura 18.
Lembrando que temos o array "Verde", "Amarelo", "Azul" e "Branco", e ao fazermos slice a partir do índice 1, teremos o array "Amarelo", "Azul" e "Branco", porque fatia começa no elemento de índice 1, que é o "Amarelo".
Poderei dizer, também, onde se encontra o final dessa fatia. Então, agora, utilizaremos o slice usando os índices 1 e 3. Nesse caso, a fatia começará no índice 1 e terminará antes do índice 3, ou seja, no índice 2. Veja a figura 19.
Ao carregar a página HTML, espera-se que fatia seja apenas "Amarelo" e "Azul", porque ela começa no índice 1, que é o elemento "Amarelo", e termina no índice 2, que é o "Azul"
Ao pedir para ser impresso também o array cores, e ao recarregar a página HTML, você verá que ele permanecerá inalterado. Então, assim como o método anterior, esse método slice, não altera os arrays originais, ele apenas retorna um novo array.
Agora que você já sabe como declarar arrays, acessar seus elementos e alguns métodos importantes que podem ser utilizados para manipulá-los, podemos nos aprofundar um pouco mais no trabalho com essa importante estrutura de dados.
Na próxima aula, você aprenderá como ordenar arrays, assim como outros métodos muito úteis de iteração sobre os arrays que permitem, por exemplo, que você aplique uma determinada função a todos os elementos de um array. Além disso, na próxima aula, você também aprenderá sobre arrays bidimensionais, também chamados de matrizes. Tchau, tchau!!!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados