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arrow_back Aula 08 - Utilizando os recursos visuais

Exemplo de recurso visual

Você viu na página anterior a importância das imagens para auxiliar o entendimento de um texto.

Muitas vezes, o texto está apenas explicando, em forma de parágrafo, as informações contidas em um gráfico ou tabela. E é muito mais fácil – e menos chato – ler um gráfico do que longos parágrafos com um monte de palavras desconhecidas; você não acha?

Veja um exemplo abaixo:

Qual dos dois textos abaixo você acha mais fácil de ler?

Texto 01

1 in 4 Teens Are Online Almost Constantly

by Felix Richter, Apr 10, 2015

The rise of mobile internet devices, most importantly smartphones, has not only changed the way we use the internet and the aggregate time we spend online, it has also dramatically increased the frequency with which we go online.

The generation perhaps most affected by this is the generation of teenagers, who grew up used to the constant stream of information provided by smartphones and other gadgets. According to a recent poll conducted by the Pew Research Center, a stunning 24 percent of teenagers in the United States reported to be online almost constantly and another 56 percent stated to use the internet several times a day. This trend is clearly facilitated by mobile devices, as 94 percent of those teens who access the internet on mobile devices do so on a daily basis, while only 68 percent of those without mobile access go online every day.

As of now, it can only be speculated what wearable devices such as the Apple Watch will do to our online behaviour, but it seems certain that the stream of information we’re exposed to won’t grow any smaller once we carry it on our wrists.

Fonte: Statista Disponível em: <https://www.statista.com/chart/3387/internet-use-teenagers/>. Acesso em: 14 nov. 2018.

Texto 02

The use of internet by teenagers

Perceba que o texto 01 é apenas uma explicação do texto 02. Ambos possuem o mesmo conteúdo.

Olhando apenas para o texto 02, responda às questões abaixo:

  1. Julgue as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F):
    1. () A pesquisa foi realizada com 1016 jovens entre 13 e 17 anos de idade.
    2. () A pesquisa foi conduzida no verão de 2014 e no inverno de 2015.
    3. () Adolescentes da Europa e Ásia participaram da pesquisa.
    4. () O gráfico é sobre a frequência do uso da internet por jovens nos Estados Unidos.
    5. () Um a cada quatro jovens usam a internet quase constantemente.
  2. Relacione as porcentagens com suas indicações:
    1. 24%
    2. 56%
    3. 12%
    4. 5%
    5. 1%
    • () Porcentagem dos jovens que utiliza a internet cerca de uma vez ao dia
    • () Porcentagem dos adolescentes que usa a internet quase constantemente
    • () Porcentagem dos adolescentes que usa a internet uma vez na semana
    • () Porcentagem dos jovens que usa a internet várias vezes ao dia
    • () Porcentagem dos adolescentes que utiliza a internet várias vezes na semana

Clique aqui para verificar suas respostas.

Os textos 01 e 02, na verdade, pertencem a um único texto. Decidi dividi-lo aqui apenas para mostrar que muitas vezes você quebra sua cabeça com textos longos, com palavras desconhecidas, quando na verdade o gráfico ou a tabela – ou qualquer outra informação não verbal presente no texto – facilita sua compreensão e evita dores de cabeça.

Que tal fazer algumas atividades práticas?

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