Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula
Esses passos são realizados um após o outro. Até o momento, construímos programas que são executados sempre do início até o fim, sem repetir nenhum dos passos, inclusive com trechos que não foram processados quando utilizadas estruturas de decisão para definir fluxos de execução. Porém, em nenhum momento tivemos situações nas quais uma mesma linha de código fosse executada mais do que uma única vez.
As linguagens de programação possuem em seu conjunto de instruções as estruturas de controle. Essas estruturas definem a maneira como os algoritmos são executados. Você já conheceu duas estruturas de controle (a de decisão se...então...senão e a escolha). Agora conhecerá uma nova estrutura: a de repetição enquanto.
A maioria das linguagens de programação possui as estruturas de repetição. Estas são utilizadas para realizar a repetição controlada de blocos de comandos, sendo assim, são empregadas quando é necessário repetir uma mesma operação (ou conjunto de operações) por uma quantidade de vezes determinada ou enquanto uma condição lógica for verdadeira.
O bloco abaixo apresenta a sintaxe do comando enquanto. Sempre que a <condição> for verdadeira, os comandos presentes entre faça e fim serão executados.
Essa estrutura de repetição é considerada uma estrutura sem variável de controle. Você entenderá melhor o conceito de variável de controle na próxima aula, quando conhecer a estrutura de repetição para, que possui essa variável. A estrutura enquanto é uma estrutura pré-testada, pois, antes de executar o conteúdo entre as palavras faça e fim, ela verifica se a expressão de <condição> é verdadeira. Se não for verdadeira, o conteúdo presente entre o faça e fim não será executado nenhuma vez e o programa continuará a partir da linha seguinte ao comando fim da estrutura enquanto.
Uma outra estrutura de repetição, também existente na maioria das linguagens, mas não presente no Potigol, chama-se repita...enquanto. Essa estrutura de decisão é também uma estrutura sem variável de controle, mas, diferentemente da estrutura de repetição enquanto, é uma estrutura pós-testar, pois primeiro executa uma única vez o conteúdo presente em sua estrutura e, ao final da primeira execução, avalia a expressão lógica de controle, verificando se a condição é verdadeira. Caso a condição seja verdadeira, o código presente em sua estrutura é repetido, senão a execução do programa continua a partir da linha seguinte a estrutura.
Se lhe fosse solicitado construir um algoritmo que realiza a impressão da mensagem "Olá, seja bem-vindo!" cinco vezes, como você o construiria? Eu suspeito que você apresentaria uma solução semelhante à apresentada abaixo:
Para esse caso, que requer uma pequena quantidade de vezes a repetição do comando escreva, essa é a solução mais simples. Mas se tivesse sido solicitada a impressão de 30 vezes "Olá, seja bem-vindo!"? ou 100 vezes? Certamente essa solução não seria a mais adequada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados