Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula
A partir de agora, você aprenderá como definir funções para que sejam utilizadas em seus algoritmos. Uma função precisa possuir um nome e os parâmetros necessários para que seja possível utilizá-la.
Na função, será necessário inserir, internamente, os comandos que ela executará quando for utilizada. Esses comandos devem ser “autossuficientes” para, a partir dos valores dos parâmetros de entrada informados, gerar um resultado. Em outras palavras, uma função é um pequeno algoritmo que, a partir dos parâmetros de entrada, é capaz de gerar um resultado quando acionada.
O resultado gerado ao final de sua execução, isto é, o dado — proveniente da resolução das operações realizadas internamente — deve ser "enviado" para o algoritmo principal. Essa ação é denominada de retorno da função.
O código abaixo apresenta uma função que realiza a soma de dois números inteiros. Observe com atenção: no código presente na linha 1, há a definição do nome da função e de dois parâmetros de entrada necessários para que a função seja utilizada.
O código a seguir mostra como utilizar a função soma definida em um algoritmo qualquer, no qual foi necessário utilizar uma soma.
No algoritmo visto, foi declarada a função soma que possui 2 parâmetros de entrada (x e y) do tipo inteiro. Internamente à função, em sua primeira linha, é realizada a soma dos valores de x + y. Já na segunda linha, o comando ‘retorne d’ devolverá o resultado do processamento da função para o programa que solicitou a função soma. Nesse algoritmo, a linha 10 corresponde ao uso da função soma e na qual foram informados os parâmetros de entrada (variáveis a e b).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados