Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula

arrow_back Aula 02 - Softwares de projeto de placas de circuito impresso

Desenho de placas de circuito impresso

Na 1ª aula da nossa disciplina, vimos o que é uma placa de circuito impresso e alguns exemplos dessas placas que encontramos no nosso dia a dia.

Uma placa de circuito impresso ou PCB (Printed Circuit Board) consiste em uma placa com a superfície coberta em uma das faces, ou nas duas faces externas ou ainda em camadas intermediárias, por uma fina película de metal, nas quais são desenhadas trilhas condutoras que representam as conexões do circuito onde serão fixados os componentes eletrônicos (resistores, capacitores, processadores, etc.).

Essa placa pode ser de fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc.

O metal utilizado pode ser cobre, prata ou ligas à base de ouro, níquel, entre outros materiais. A Figura 1 mostra uma PCB com componentes soldados nele, compondo, dessa forma, um circuito eletrônico mais organizado.

Placa de circuito impresso

Antes de "traçar" as trilhas no PCB, o que também podemos denominar de, "desenhar" o circuito na placa, ou ainda, "imprimir" na placa o esquemático (layout) do circuito, precisaremos de softwares nos quais projetaremos, "desenharemos" e validaremos esse circuito.

Vamos, então, ver alguns dos principais softwares que podemos utilizar para desenhar circuitos, os softwares de projeto de PCB, também chamados de software de design, por causa do nome em inglês “design softwares”.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados