Cursos / Eletrônica / Prototipagem e Montagem de Placa de Circuito Impresso / Aula
O MPLAB é um software com um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment), fornecido pela empresa Microchip Technology. O MPLAB permite escrever, compilar, simular, depurar o código em tempo real e também gravar o código em microcontroladores PIC da Microchip.
Além das explicações dadas na tabela anterior, temos mais três observações, as quais se encontram listadas a seguir.
Se você quiser saber maiores detalhes sobre o MPLAB, poderá verificar a opção Help->About no menu da tela do MPLAB, ou ainda, acessar o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/MPLab>.
PIC é a abreviatura usada para Peripheral Interface Controller (controlador de interfaces periféricas ou, simplesmente, controlador de periféricos) — linha de microcontroladores fabricada exclusivamente pela Microchip Technology.
Você verá mais detalhes sobre esses microcontroladores na disciplina de “Projetos de Sistemas Microcontrolados”. Lá, você estudará um pouco sobre as características gerais dos microcontroladores da família 16F, bem como sua arquitetura interna. Também aprenderá sobre suas organizações da memória de programa e da memória de dados, sobre os registros de funções especiais e sobre as principais Interfaces periféricas presentes em sua organização, com o intuito de facilitar a programação e o projeto de sistemas digitais com o uso desses dispositivos.
Se você quiser saber maiores detalhes sobre o microcontrolador PIC que usaremos na nossa placa, é só acessar o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pic16f628>.
Nesta aula, o MPLAB será utilizado apenas para importar o arquivo “.hex” gerado no compilador CCS, o PIC 16F628A, e para colocá-lo no nosso microcontrolador.
Algumas configurações que precisaremos fazer são:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados