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arrow_back Aula 02 - Conceito Atual de Manutenção: Terotecnologia e Tipos de manutenção

Tipos de manutenção

Você acabou de estudar sobre a importância da manutenção dentro das empresas e poderá estar se perguntando: Qual a diferença entre manutenção e conserto? Quando meu computador quebra, se trata de uma manutenção ou de um conserto? Dando continuidade aos nossos estudos, vamos agora conhecer os vários tipos de manutenção que se diferenciam dos simples consertos que estamos acostumados em nosso dia a dia.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção. Pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Trata-se da forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema. Pura e simples conduz a:

  • baixa utilização anual dos equipamentos e máquinas e, portanto, das cadeias produtivas;
  • diminuição da vida útil dos equipamentos, máquinas e instalações;
  • paradas para manutenção em momentos aleatórios e, muitas vezes, inoportunos por corresponderem a épocas de ponta de produção, a períodos de cronograma apertado, ou até às épocas de crise geral

É claro que se torna impossível eliminar completamente esse tipo de manutenção, pois, em muitos casos, não se pode prever o momento exato em que se verificará um defeito que obrigará a uma manutenção corretiva de emergência. Apesar de rudimentar, a manutenção corretiva necessita de:

  • pessoal previamente treinado para atuar com rapidez e proficiência em todos os casos de defeitos previsíveis e com quadro e horários bem estabelecidos;
  • todos os meios materiais necessários para a ação corretiva, quais sejam: aparelhos de medição e teste adaptados aos equipamentos existentes e disponíveis, rapidamente, no próprio local;
  • ferramentas indispensáveis para todos os tipos de intervenções necessárias que se convencionou realizar no local;
  • manuais detalhados de manutenção corretiva, referentes aos equipamentos e às cadeias produtivas, e sua fácil acessibilidade;
  • desenhos detalhados dos equipamentos e dos circuitos que correspondam às instalações atualizadas;
  • almoxarifado racionalmente organizado, em contato íntimo com a manutenção e contendo, em todos os instantes, bom número de itens acima do ponto crítico de encomenda;
  • contratos bem estudados, estabelecidos com entidades nacionais ou internacionais, no caso de equipamentos de alta tecnologia, cuja manutenção local seja impossível;
  • reciclagem e atualização periódicas dos chefes e dos técnicos de manutenção;
  • registros dos defeitos e dos tempos de reparo, classificados por equipamentos e por cadeias produtivas (normalmente associadas a cadeias de manutenção);
  • registros das perdas de produção (efetuado de acordo com a operação-produção) resultantes das paradas devidas a defeitos e a parada para manutenção.

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