Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Continuando com as atividades práticas, iniciadas no Roteiro Prático n.1, vamos agora para um nível intermediário de programação. Para isso, será necessário que você retome o estudo do PIC 18F45k20, usado no PICkit 3, procurando entender como são tratadas as interrupções de programa, como funciona o Timer 0 e como é feita sua programação para que, a cada estouro de contagem, uma interrupção de programa seja executada. Além disso, observe como o prescaler pode ser utilizado para aumentar o tempo de estouro do Timer 0.
Nas atividades práticas desta aula, você terá a oportunidade de alterar o programa desenvolvido na aula 8 para que haja interação entre a sua execução e o ambiente externo. Será proporcionada também a oportunidade de você levar o PIC a executar temporizações precisas, tornando suas tarefas de software compatíveis com comandos de hardware.
Ressalto novamente que as atividades são requeridas em uma sequência natural de implementação e que cada atividade posterior requer o cumprimento correto da anterior e até mesmo das executadas na aula anterior, uma vez que os ambientes de desenvolvimento são os mesmos: o MPLab, o Proteus, o PICkit 3 e, opcionalmente, um dos compiladores C18 ou CCS.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados