Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 08 - Roteiro Prático nº 1

Desenvolvendo atividades e aplicativos em C para o PICKit 3 – Nível Básico

Até a Aula 7 foram estudadas as características dos microcontroladores PIC, em especial, os da família 16F bem como foram dados os fundamentos necessários para programação de PICs em linguagem Assembly e em linguagem C. Para a linguagem C, foram apresentados os compiladores C18 e CCS. A partir deste momento, você começará a desenvolver atividades práticas e programas em C para gravação e teste no módulo de implementação de hardware disponível em laboratório: o PICkit 3. Você começará a interagir melhor com a linguagem C, podendo, como desejar, utilizar qualquer um dos dois compiladores apresentados. Inicialmente, serão exigidas implementações, no que chamamos de nível básico, que manipulam rotinas de programação no manuseio apenas de portas de E/S e de tempo, sem o envolvimento preciso de interrupções relacionadas aos temporizadores.

Placa de desenvolvimento e gravador do kit PICKit3.

As atividades são requeridas em uma sequência natural de implementação e cada atividade posterior requer o cumprimento correto da anterior.

Considerando que o PICkit 3 tem como microcontrolador o PIC 18F45k20, a atividade 1 exige que estude e enriqueça seus conhecimentos com as características dos PICs 18F e que aprenda a reconhecer em que se diferenciam dos PICs da família 16F.

Funções e diretivas - Compilador C18

Para desenvolver os códigos utilizando o compilador C18, é obrigatório lembrar da estrutura de um programa na linguagem C e de algumas diretivas específicas da programação de microcontroladores utilizando o C18.

Lembre-se que é necessário a definição dos bits de configuração na programação de microcontroladores. Todas as características descritas nas aulas 03 e 04 devem ser configuradas no microcontrolador. Para isso, existem algumas diretivas básicas:

  • #include <>: Diretiva utilizada para incluir um pacote. Por exemplo, para utilizar as funções e variáveis do microcontrolador PIC 18F45K20 é necessário incluir o pacote <xc.h> ou <p18f45k20.h>.
  • #pragma config <>: Diretiva utilizada para definir um valor para algum bit de configuração.

O quadro abaixo apresenta um código exemplo que pode ser utilizado como base para o desenvolvimento das atividades.

Observe no trecho de código que o pacote <xc.h> é utilizado para programar o microcontrolador PIC18F45K20, da placa demo PICKit3.

A diretiva #define é utilizada para definir o valor do oscilador, 1MHz.

A diretiva #pragma é utilizada várias vezes para definir alguns bits de configuração do microcontrolador.

Atenção

Dica: Se você estiver utilizando o ambiente MPLAB X, selecione o menu “Production” e depois a opção “Set Configuration Bits” para visualizar todos os bits de configuração do microcontrolador.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados