Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula
Matriz é um agrupamento de variáveis do mesmo tipo, associadas a um nome. Ela pode ter uma única dimensão (unidimensional), como mostrado na Figura 1, ou mais de uma dimensão (multidimensional), como mostrado na Figura 2, onde cada posição corresponde a uma variável do tipo especificado, acessível por meio de um índice.
É um tipo de matriz que armazena os elementos em uma única dimensão. Nesse caso, a primeira posição (ou índice) da matriz é sempre o 0. Por exemplo, numa matriz de cinco elementos, os índices variam de 0 a 4, totalizando as cinco posições.
Sintaxe
Onde, tipo é um tipo de dado válido, identificador é o nome da matriz e quantidade_posições é o número de elementos da matriz.
Exemplo
Pode-se constatar que a matriz declarada no exemplo anterior tem valores atribuídos às suas respectivas posições. Caso não fossem atribuídos valores iniciais à matriz, as correspondentes posições iriam conter lixo de memória, por essa razão, todas as posições devem ser preenchidas adequadamente durante a codificação do programa a fim de se evitar erros de inconsistência de dados.
Esse tipo de matriz armazena os valores dos dados em mais de uma dimensão.
Sintaxe:
Sendo: tipo: a definição de tipo de dado válido; identificador: o nome da matriz; quantidade_pos: o número de elementos da matriz.
Exemplo
Para facilitar a compreensão de matrizes multidimensionais, exemplificamos uma matriz bidimensional 2x3, ou seja, com duas linhas e três colunas, como mostrado na Figura 2. Nesse caso, os índices irão variar de 0 a 1 para as linhas e de 0 a 2 para as colunas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados