Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula
Você sabia que tudo o que fazemos é controlado por sinais elétricos fluindo em nossos corpos? Claro, certo? Porém, você conhece a ordem de grandeza desses sinais?
Para termos uma ideia, a amplitude dos sinais de tensão de um eletrocardiograma (ECG) está numa faixa de 0.5 mV a 4 mV (mili Volt equivale a 10^(-3) Volt). Muito pequeno, não é?
No geral, sinais biomédicos possuem amplitudes muito pequenas. Logo, para que se possa realizar algum processamento com esses sinais é preciso aumentar a sua amplitude. Aqui, chegamos a uma das principais aplicações dos transistores, o amplificador. Para realizar o aumento (amplificação) da amplitude desses sinais, faz-se uso dos transistores. Sinais biomédicos são apenas exemplos, podemos incluir também o som, o sinal telefônico, etc. Você consegue pensar em outras aplicações que necessitam de amplificadores?
Os transistores são utilizados basicamente em duas funções: como amplificador ou como chave eletrônica. Dependendo de como seus terminais são polarizados e montados no circuito, o transistor vai operar de uma forma diferente.
Vale salientar que a amplificação que o transistor vai realizar pode ser de tensão, corrente ou até potência. Nas próximas aulas, veremos como realizar tais configurações.
Hoje em dia, praticamente todos os dispositivos eletrônicos usam um grande número de transistores.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados