Cursos / Eletrônica / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 04 - Aplicações com Diodos

Retificadores

Vamos começar o estudo dos retificadores. Existem, basicamente, dois tipos de retificadores, o retificador de meia onda e o retificador de onda completa. Iremos começar pelo mais simples, o retificador de meia onda.

 

Retificador de Meia Onda

O retificador de meia onda utiliza apenas metade dos semi-ciclos da senóide de entrada. Para isso, vamos considerar que a tensão de entrada do retificador possui a forma de onda ilustrada na figura 5. Ao longo de um ciclo completo (T = 2π), o valor médio da tensão de entrada é zero, por motivos já vistos. Porém, vamos considerar que esta mesma tensão está na saída do transformador, conforme ilustrado na figura 6 e identificado pela nomenclatura V2. O que você acha que vai ocorrer com a tensão VRL?

Forma de onda da entrada.

 

Circuito retificador de meia onda.

Você ainda não sabe? Ok! Vamos analisar esse circuito com cuidado.

Talvez, o único elemento, do retificador de meia onda, que você ainda não está familiarizado seja o primeiro componente da esquerda para direita. Trata-se de um simples transformador. Sua tarefa é, através de suas características magnéticas da sua própria construção, converter uma forma de onda senoidal de amplitude máxima 220V para 12V, por exemplo. Entretanto, ela continuará sendo senoidal. Esse é o primeiro estágio da transformação tensão alternada para tensão contínua.

Veja a seguir, na figura 7, a demonstração da ação de um transformador.

Onda antes e depois de passar pelo transformador.

Agora que sabemos como a tensão V2 (figura 5) é formada, vamos analisar o circuito desse ponto em diante. Sabemos que esta tensão é uma onda senoidal, logo, hora ela é positiva, hora ela é negativa. Isso faz com que hora o diodo esteja “ligado”, hora ele esteja “desligado”. Enquanto a forma de onda for positiva, o diodo estará polarizado diretamente e, consequentemente, a corrente vai continuar passando como se nada estivesse ali.

Por outro lado, quando a onda inverter a sua polaridade, o diodo vai “desligar”, já que seus terminais estarão submetidos a uma diferença de potencial negativa. Assim, nesse momento é como se o circuito estivesse aberto e, então, o diodo impede a passagem de corrente elétrica. Isso significa dizer que o diodo vai “cortar” toda a onda que estiver negativa. Assim, a forma de onda retificada é representada na figura 8, a seguir.

Forma de onda da saída.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados