Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
O cicloconversor monofásico com entrada monofásica é composto por retificadores monofásicos em ponte. Portanto, o mesmo processo ocorre com o cicloconversor monofásico com entrada trifásica, a diferença é que os retificadores que o compõem são trifásicos. Um cicloconversor que apresenta entrada trifásica e saída monofásica para uma carga resistiva é mostrado na Figura 4.
O cicloconversor com entrada trifásica também apresenta o funcionamento em dois estágios, baseado no funcionamento de dois conversores, 1 e 2. A Figura 5 mostra a forma de onda da tensão VR na saída do cicloconversor. Assim, o funcionamento é semelhante ao funcionamento do cicloconversor com entrada monofásica. O conversor 1 opera durante meio período do sinal de saída, gerando a parte positiva do sinal; já o conversor 2 opera durante a outra metade do período, gerando a parte negativa.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados