Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 02 - Chaves não controláveis - Diodos de potência

Curva características e regiões de operação

A curva que mais caracteriza o funcionamento do diodo é o que mostra o comportamento da corrente em função da tensão aplicada. Este gráfico pode ser visualizado na Figura 5.

Gráfico de tensão x corrente característico do diodo.

A Figura 5 mostra o comportamento da corrente no diodo nas situações de polarização direta e reversa, destacando os pontos de tensão de barreira e tensão reversa máxima.

Quanto à Figura 6, mostra as regiões de operação do diodo. Na polarização direta, se alimentarmos a tensão com o valor zero e formos aumentando, o diodo permanece sem conduzir (região de não condução I) até que a tensão atinja a tensão de barreira. Quando a tensão passa da tensão de barreira, então o diodo começa a conduzir (região de condução). Considerando agora a polarização reversa, se alimentamos a tensão com zero e formos aumentando, o diodo não conduz (região de não condução II), apenas uma pequena corrente de fuga é registrada, mas é considerada desprezível. Porém, se continuamos aumentando a tensão reversa até que se atinja a tensão de ruptura, o diodo passa a conduzir. Essa situação não é desejada na maioria das aplicações, mas para alguns diodos específicos essa característica é utilizada e bem-vinda.

 Regiões de operação do diodo.

A Figura 7 mostra a diferença das correntes em função da região de operação do diodo. Quando o diodo está polarizado diretamente, a corrente que circula por ele é a corrente direta, que vai de zero até a corrente máxima suportada pelo diodo. Na polarização reversa, se a tensão aplicada for inferior à tensão de ruptura, a corrente que circula pelo diodo é a corrente de fuga, que é uma corrente muito pequena e não é considerada. Mas se a tensão aumenta muito e atinge a tensão de ruptura, então a corrente passa a ser a corrente de avalanche, que é indesejada na maior parte das aplicações.

Corrente no diodo em função da operação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados