Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula
A partir deste momento, vamos ver como se compõe e como se calcula a conta de energia elétrica consumida em nossas casas, energia esta fornecida pelas chamadas distribuidoras de energia elétrica. No estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, essa distribuidora é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN. No site da companhia (http://www.cosern.com.br/) você poderá obter várias informações úteis e toda a orientação necessária para ter acesso aos diversos serviços prestados por ela, além de dicas e informações importantes para a utilização eficaz da energia elétrica.
Nesse site, está disponível o seguinte quadro informativo, com orientações sobre a sua conta:
A conta da COSERN é emitida mensalmente e entregue cinco dias úteis antes da sua data de vencimento. Ela é fácil de entender e explica tudo sobre serviços e valores cobrados.
No campo "Demonstrativo do Faturamento" da conta são discriminados os itens faturados e cobrados. Além do "consumo ativo" do fornecimento de energia, são cobrados valores referentes a serviço prestado pela Cosern, desconto ou doação devidamente autorizada pelo cliente, eventual multa por atraso no pagamento da conta e a taxa de iluminação pública, caso houver.
O devido Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – vem embutido no preço do kWh cobrado. A base de cálculo, o valor da alíquota e o total do imposto devido vêm no rodapé do "Demonstrativo do Faturamento".
Como é calculado o valor do consumo ativo
O valor do "consumo ativo" é calculado multiplicando o total do "consumo do período" pelo preço do kWh, o qual inclui, quando é devido, o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Valor do Consumo Ativo = Consumo do período em kWh x Preço do kWh. Como é determinado o consumo ativo do período
O consumo ativo do período, que vem expresso no campo "Demonstrativo do Consumo", corresponde à diferença entre os valores das leituras atual e anterior multiplicado pelo valor da constante do medidor, que normalmente é 1.
Consumo Ativo = (leitura atual - leitura anterior) x constante do medidor
Fonte:<http://servicos.cosern.com.br/comercial-industrial/Pages/Baixa%20Tens%C3%A3o/conheca-sua-conta.aspx>. Acesso em: 13 nov. 2014.
Ótimo! Mas como se calcula o consumo do período? Vamos partir de um exemplo simples: quanto se gasta de energia elétrica ao se tomar um banho? Lembre-se de que existem pessoas que passam uma eternidade embaixo do chuveiro.
No nosso caso, vamos admitir que numa casa com cinco pessoas, todas tomam banho quente uma vez por dia e que, em média, passam 15 minutos embaixo do chuveiro e que a potência do chuveiro é de 3.600 W.
$3.600 W = 3,6 kW$
15 minutos = 1/4 hora = 0,25 hora.
Consumo = 3,6 x 0,25 = 0,9 kWh
E quanto custa o kWh? Vá ao site da COSERN, através do seguinte link <http://servicos.cosern.com.br/residencial-rural/Pages/Baixa%20Tens%C3%A3o/tarifas-grupo-b.aspx> e acesse a Resolução com Tarifas do Nordeste - Cosern. Verás que a tarifa para assinantes residenciais é de R$ 0, 47224 (esse valor foi obtido em setembro de 2015).
Logo, o consumo de energia de um banho é $0,9 \times 0,47224 = 0,42$, ou seja, 42 centavos. Barato? Vamos ver durante o mês (30 dias) o que acontece. Vejamos o consumo mensal de energia só em banhos quentes (vou chamar de Cmb para simplificar). Assim, $Cmb = 5 \times 30 \times 0,42 = 63,75$, ou seja, R$ 63,75 (sessenta e três reais e setenta e cinco centavos). Já pesa no bolso da família, não?
Então, como economizar? É só diminuir o tempo no chuveiro e só tomar banho quente quando extremamente necessário. Além disso, foi colocada uma potência do chuveiro de apenas 3.600 W, o que é muito pouco. Normalmente, os chuveiros elétricos possuem potência entre 5.400 W e 7.200 W.
Também devemos lembrar que os chuveiros apresentam normalmente duas temperaturas: uma para inverno e outra para verão. Logicamente, a temperatura de verão consome menos energia. Mas como é feita internamente essa mudança? Isso nós veremos na próxima seção. Antes disso, faça a Atividade a seguir.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados