Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Conceitos de Eletricidade / Aula
Ainda está com dificuldade, não é? Que tal subdividirmos essas classes em dois grupos? Assim, podemos dizer que há um grupo chamado de multímetros portáteis (como os mostrados na Figura 1), os quais não necessitam de alimentação da rede elétrica, utilizam-se apenas de baterias internas e outro, formado por multímetros de bancada (como o apresentado na Figura 3), que necessitam de alimentação da rede elétrica.
Acredito que agora ficou mais fácil. Se o multímetro utiliza um galvanômetro, ele é analógico; do contrário, ele é digital. Se o multímetro necessita de alimentação da rede elétrica, ele é de bancada; do contrário, ele é portátil.
Então, só lhe restou uma dúvida, estou certo? Esta sua dúvida seria: por que existem multímetros de bancada se o mais interessante é poder conduzi-lo para qualquer lugar? Neste momento, é importante informar que os multímetros de bancada são destinados a uso em laboratórios e possuem um número maior de opções de ajustes e de medidas. Já os multímetros portáteis são mais úteis para realizar medições em campo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados